Smoothie é uma bebida tipicamente americana, feita com base de frutas, vegetais e um líquido, leites em geral. Aqui no Brasil ela caiu no gosto popular, pois além de ser muito saudável, é muito refrescante. Sendo ideal para o nosso clima e estilo de vida.
Ela é uma bebida 100% natural, sem aditivos ou conservantes, podendo variar em versões com frutas frescas batidas com leite ou iogurte e gelo, ou nas versões onde a base é feita a partir de frutas congeladas. Aipo e algumas sementes como chia e linhaça, estão sendo bastante explorados, sem contar nos leites vegetais, como o de coco, amêndoas ou castanha do Pará, também entram para agregar sabor e muito valor nutricional.
A ordem é: BRINCAR! Vamos explorar as feiras em busca de frutas da estação, onde os preços são mais baixos, sabor mais acentuado e nutrientes mais disponíveis. Pensando nisso, criei esse smoothie totalmente brasileiro. O cupuaçú, ainda é considerado fruta exótica, mas já encontramos diversos produtos com a fruta por aí. Ela tem preço acessível, sabor único e inconfundível. Já a fruta juçaí é relativamente nova no mercado e por isso ainda possui um preço bastante elevado. Vamos conhecê-la melhor? Em breve ela será vista com mais freqüência nos restaurantes e lanchonetes pelo Brasil.
O fruto da Juçara, localizado na Mata Atlântica, é assemelhado àquele do Acaí (Euterpe oleracea), da Região Amazônica. Porém, as diferenças são grandes.Seu conteúdo nutricional é mais rico: possui + 70% mais ferro, + 63% mais potássio provitamina A e antioxidante antocianina são 4x maiores do que do açaí. Entretanto, essa árvore está ameaçada de extinção, devido à extração inadequada do palmito. O juçaí tem uma coloração um pouco mais clara e um sabor naturalmente mais doce e suave.
Quem tiver interesse, a Lorena vai dar uma AULA aqui no RJ:
RECEITAS LOW CARB DE VERÃO
No dia 03/02/15 às 18 horas – Na Escola Natural Gourmet, que fica no Itanhangá, Rio de Janeiro.
Quem quiser mais informações, pode ligar para os telefones: 21 2491-4090 / 7735-3005, ou enviar e-mail para escolanaturalgourmet@gmail.com
Deixe um comentário