Há muitos dados que ainda devem ser derrubados no cenário da saúde mundial. Hoje sabemos que o sedentarismo mata mais que o tabagismo, um absurdo! E que o número de sedentarismo no Brasil atinge quase 50%, número muito alto quando comparado mundialmente, que corresponde a mais ou menos 30%. Ainda de acordo com o The Lancet Global Health, as mulheres são maioria quando falamos de sedentarismo no Mundo.
Como oito de março, dia internacional da mulher, foi ontem, resolvi tentar contribuir com a diminuição destes números. A adesão às academias no Brasil está aumentando. Segundo o IBGE desde 2010 o número de academias vem aumentando muito no Brasil, perdemos apenas pros EUA, e mesmo assim apenas quase 10% da população ativa pratica treinamento de força dentro das academias. No Rio de Janeiro é onde tem mais academias e mais praticantes, e as mulheres estão cada vez mais revezando aparelhos nos salões de musculação, eu acho isso ótimo!
Em geral a força muscular total máxima da mulher média é de 63,5% da força do homem médio, de força isométrica da parte superior 55,8% e da força isométrica da parte inferior 71,9%, também em relação à força dos homens, isso quem disse foi Laubach, em 1976. Mas isso são dados referentes à força muscular absoluta, se formos correlacionar a força relativamente ao peso ou à massa corporal magra, as diferenças entre gêneros são em grande parte reduzidas, e as mulheres se demonstram tão fortes quantos os homens, principalmente quando falamos de força excêntrica de membros inferiores.Então amigos, esse negócio de sexo frágil é só pra quem não treina mesmo!
O treinamento de força, vulgo musculação, é no mínimo tão benéfico, se não for mais, para mulheres como para homens. Segundo Gettman e Pollock, estudiosos da área, o pico de VO2 (capacidade máxima de um corpo transportar e metabolizar oxigênio durante atividade física.) para as mulheres aumenta em média 8% como resultado de programas de circuito com pesos de 8 a 20 semanas, enquanto o dos homens aumenta em média 5% no mesmo período de tempo.
Aumentos na massa magra (músculos), diminuição no percentual de gordura e alterações no tipo de fibra muscular a partir de programas de treinamento de força de 2 a 6 meses são da mesma magnitude em homens e mulheres. Estou querendo dizer que num programa de treinamento de força idêntico, as mulheres ganham força muscular na mesma velocidade ou mais rápido que os homens. Maiores aumentos absolutos podem ser mostrados pelos homens, mas os aumentos relativos (percentuais) podem ser iguais ou maiores nas mulheres sim!
Importante lembrar que a musculatura mais fraca da mulher em membros superiores pode causar problemas no desempenho de exercícios estruturais, tais como potência de desenvolvimentos incompletos e agachamentos. Nestas ocasiões é de suma importância um profissional de educação física que saiba dosar a prescrição, pois as mulheres podem encontrar dificuldade na medida em que a parte superior do seu corpo aguente a mesma carga que a inferior tolera, daí na prescrição pode ser interessante privilegiar superiores com intuito de aumentar força e a potência até mesmo para executar um agachamento, que exige uma musculatura de suporte forte.
Sei que a homenagem é para as mulheres, mas não vou deixar os homens em maus lençóis. Algumas evidências apontam que os ganhos de força das mulheres podem alcançar um platô depois de 4 a 6 meses de treinamento e podem não progredir tanto como nos homens após este período!
Existem certas idéias erradas sobre mulheres e treinamento de força, uma delas é que algumas pessoas não fazem treinamento de força porque têm medo de tornarem-se rígidas, no sentido de falta de flexibilidade, isso na real se associa à inadequação das técnicas de treinamento de força ou ao planejamento de programa. Outra curiosidade é que os músculos das mulheres têm uma maior quantidade de gordura entre os feixes do que os dos homens, mas isso não afeta a treinabilidade do tecido muscular.
Não posso esquecer também de citar que os homens têm normalmente mais testosterona que as mulheres, isso explica maiores ganhos em hipertrofia muscular, falo isso porque algumas mulheres não querem praticar musculação com medo de “crescer” além da conta, e parecerão menos femininas. Vou te contar um segredo, isso é muito difícil de acontecer! Os músculos da mulher média não se hipertrofiam em excesso, uma má notícia para aquela que deseja um aumento no tamanho muscular, tal como uma fisioculturista.
Pois bem galera, o que se precisa para ter sucesso numa atividade física é determinado pelo empenho e não pelo sexo do praticante.
Agora quando a Beta diz que o Rodrigo treina perna igual uma menina, ele na verdade pode se sentir elogiado!
Bons treinos galera e Feliz dia da mulher todo dia.
Diogo, boa tarde. Tenho vistos muitos videos no youtube dos EUA onde as meninas vencem os meninos no wrestling mas até agora não consegui explicação conclusiva de como isso é possível. Muitos dizem que é porque os garotos ainda não se desenvolveram por completo. Da minha parte, tal como eu já tinha visto em outros sites, e vi você apresentar aqui, eu concluo que é por conta do curto período de treino de força nesse esporte onde ele acaba se estabilizando, ideal para que as meninas, a princípio mas fracas, ganhem força a ponto de até ultrapassar os meninos, que a princípio não ganham nada mais além de resistência bem como o fato de que esse esporte exige muito mais das pernas e já que a diferença não é muito marcante sendo ambos os sexos destreinados eu imagino que elas ganhem bem mais no final. O que você acha? Obrigado
Oi Josué, a única coisa que sobre Westminster, é que é uma das lutas mais antigas que existe! Não sei nada sobre a técnica a ponto de julgar pq meninas, segundo vc, levam vantagens. Boa sorte! Abs
Ola pessoal! Comecei a treinar 3 x por semana, estou entrando na terceira, as dores estao Cada vez piores!! Nao tomei nenhum remedio pois nao gostaria de “mascarar” a dor! O que posso fazer para aliviar? O meu treinador me passa sempre séries alternadas com pequenas corridas, e treino de apenas 1 hora, o que pode estar errado? Ou essas dores Sao normais? Obrigadaaa!!
Oi Gabi, sugiro dar uma olhada nesse post e em seus comentários: Dores após o treino
Que legal…
Comecei na musculação há pouco tempo e estou amando!!!
Tenho uma dúvida, é certo fazer alongamento, antes do treino? Li algumas coisas que falaram que não é! E aquecimento? 5 min tá bom???
Obrigada!!!!
Veja os posts abaixo, eles podem esclarecer suas dúvidas ;):
Porque o alongamento é bom para você
Prevenção de Lesões e Mobilidade no Treino