Ninguém poder “dar a cara a tapa” na musculação sem ter alguns conhecimentos básicos, certo?
Pensando nisso e com o que observamos na academia, os comentários da galera e tudo mais, pensamos em algumas dicas para tentar ajuda-los a não cometer alguns erros básicos que todo mundo em algum momento já cometeu, e que podem atrapalhar muito a alcançar os resultados esperados. Vamos lá?
1 | Não ter ordem de treino
Muitos iniciantes nos treinamentos acabam copiando o treino “básico” que foram passados aos seus amigos, com a esperança de alcançar os mesmos resultados do que eles. Mas não se engane, cada biotipo e cada pessoa reagem de formas diferentes a cada treino, por isso é importante contar com a ajuda de um profissional para montar seu treino, pois ele vai saber montar uma periodização adequada com os dias e a ordem adequados para você!
2 | Trocar de programa o tempo todo
Pular de programa com frequência nem sempre é uma boa ideia, é importante manter uma sequência de treinos – exercícios, pausas e repetição – para que seu corpo absorva o máximo desse período, é o que chamamos de periodização.
Trocar de programa de treino pode ser um grande aliado para evitar o tédio ou sair da rotina, mas com isso você acaba pulando uma etapa importante no treino passado pelo seu professor.
Procure encontrar um programa equilibrado e cumpra-o por 2, 3 meses, siga o princípio de sobrecarga nos músculos para avaliar, caso veja necessidade, faça pequenas alterações, mas sem alterar a rotina. Não existem treinos milagrosos, apenas o tempo vai permitir saber os ganhos que aquele treino trouxe. Se você muda o tempo todo, nunca vai aprender o que realmente deu certo ou não para você.
3 | Treinar apenas o que você vê
Acontece muito e também relatam muitos, de homens que só treinam os membros superiores e mulheres que só treinam os inferior, e isso não pode acontecer
Além da simetria, pois fica muito estranho alguém com o corpo enorme e as pernas fininhas e vice-versa, treinar todos os músculos do corpo é importante para melhorar seus resultados como um todo, por exemplo: treinar os membros superiores ajuda a melhorar a execução dos exercícios de membros inferiores, como um stiff ou levantamento terra – inclusive já falamos sobre treino de força para mulheres aqui no blog. Ou a importância de treinar o core para sustentar a postura no dia a dia e nos próprios treinos.
4 | Ter falsas expectativas
Sendo direto, sem trabalho árduo, você não chegará a grandes resultados. Já recebi perguntas de pessoas perguntando sobre como chegamos nesse resultado, quais suplementos fazem isso e tudo mais, e isso não existe! Para se ter o resultado desejado, além de muito empenho, dedicação e disciplina nos treinos, é importante ter tudo isso também na alimentação e suplementação, sem uma dieta adequada, você não chegará no resultado daquele seu amigo que você admira – a não ser que ele tenha uma genética muito invejável.
E também não pense que em 2 meses estará como aquele seu amigo que treina há dois anos, afinal, ele está há 2 anos se dedicando por aqueles resultados.
5 | Não aquecer
Quando digo aquecer, não falo apenas sobre o aumento da temperatura corporal, mas também sobre um aquecimento do grupamento que irá treinar. No primeiro exercício de determinado grupamento, devemos realizar o movimento antes de começar de fato a série, com uma carga de 50% da que você normalmente faz. Assim além desses benefícios já citados, há o efeito psicológico e uma liberação do líquido sinovial, que tem a função de lubrificar articulações, podendo evitar lesões. Agora, se na sua série há primeiro um exercício de braço e depois um de perna, aqueça os membros superiores e repita o processo para membros inferiores, depois siga com sua série normalmente. Para aquecer, além de seguir esta recomendação, nós fazemos também exercícios de core e liberação miofascial.
6 | Fazer cardio antes de treinar pesado
Quando digo fazer cardio, não me refiro aqueles 10 minutinhos de aquecimento na esteira que muitos fazem, isso é ok, o que prejudica é ficar 30, 60 minutos antes do treino de musculação, com isso você acaba fadigando seus músculos e ficando cansado, sem conseguir executar o exercício completo de forma eficaz com carga total, por isso fazemos cardio depois do treino de musculação.
7 | Não ter consciência corporal
É muito importante conhecer seu corpo e principalmente saber seus limites.
Assim como há pessoas que acabam utilizando muito mais peso do que realmente aguentam e por isso acabam realizando os movimentos e o exercícios errado, há aqueles que acabam pegando muito menos do que são capazes, dessa forma não há desgaste suficiente sobre o músculo.
Uma dica que me ajuda, é “estudar o movimento” antes de começar: faço o exercício com pouco peso – ou nenhum – na primeira tentativa para conhecer o movimento, ver como deve ser realizado e treinar a respiração. E faço isso quantos dias for necessário, sempre pedindo para um profissional avaliar a execução, até “aprender” e me sentir seguro e preparado para pegar pesado de vez.
Bom, é isso, espero ajudar, e qualquer dúvida ou sugestão só falar nos comentários!
Gente, sigo sempre o blog, queria só deixar uma dica de que a barra social está dando pau no iPhone 5 e os posts relacionado estão com os títulos escondidos. Abraços! Podem apagar o comment depois.
Fala Rodrigo! Queria saber os venenos que você toma. O que você cicla? O que recomenda pra um iniciante? Quem cresce natural é planta!
abraços
Venenos nenhum, se você clicar aqui pode ver o post da minha evolução. Agora pode tirar suas próprias conclusões: treino desde os 15 anos e tenho 25. Com 17 anos já passava dos 40cm de biceps. O que sempre tomei foi vergonha na cara, e não existe esse papo de “quem cresce natural é planta”. Cada um tem uma genética que favorece um atributo. Para iniciante recomendo acompanhamento profissional. Pensar que só bomba vai levar você a algum lugar é uma passagem garantida para o fundo do poço!
Grande abraço.
Hahahaha, tive que rir agora… muito boa sua resposta 😀
Oi Rodrigo e sobre o alongamento antes do treino? Na minha academia eles recomendam. Qual sua opinião?
Clique aqui para ver nosso post sobre alongamento
Esqueceu do #8. Se arrumar de Mais pra ir treinar, Por que Brasileiros costumas se vestir com as melhores roupas pra ir treinar? Usam tênis novinho, roupas de grife, tudo combinando, ah e não pode esquecer do Perfume e o Fone de ouvido Beats ne. Kkkkkkk Cada uma viu. A situação fica pior quando se falam das Mulheres, Gzussss, Elas avo treinar ou avo pra balada? Pó, base, rímel, blush, cabelo escovado, e pra finalizar aquele Maiô ultra colado. Pelo Amor ne.. Acho que vcs não postaram esse erro, por que vcs cometem ne!!! kkkkkkkkkkk
Acho que o #8 deveria ser “não julgar os outros”, depois desse seu comentário achei bastante pertinente! 🙂 Acho que as pessoas devem se vestir do jeito que gostam e se sentem bem, independente da opinião alheia. 😉
Parabéns pela resposta, Rodrigo. Adorei!
Olá, adorei as dicas.
Ficaram duas dúvidas:
Vocês fazem o cardio imediatamente depois do treino de musculação ou após algum tempo/horas?
Se for imediatamente após, como vocês fazem com a suplementação pós-treino? Tomam exatamente depois da musculação e antes do cardio ou depois de tudo?
(meu objetivo é emagrecimento e ganho de massa magra)
Obrigada! 🙂
Existem diversas estratégias a serem tomadas. Eu faço após o treino e não suplemento, mas a Beta suplementa!
Dúvida: para quem está focado em emagrecer fazer o cardio antes da musculação é ruim também?
Cardio se feito da forma certa nunca será ruim. Ele só vai “limitar” seus ganhos na musculação caso feito antes.
Rodrigo… acho excelente o site de vcs!
Sou natural de SP mas atualmente moro em SC. Tenho divulgado muito o site de vcs.
Bom, estou vivendo uma excelente faze na minha vida. Perdi 20 kg, mas agora estou preocupado em ganhar massa e “aumentar” meu corpo… e percebi no seu comentário algo que NÃO tinha notado: ESTOU FICANDO CANSADO E NÃO RENDO MEUS TREINOS…. pois estou fazendo cerca de 30 a 45 minutos de aeróbico.
Parabéns pelo site……