O que diferencia uma criança de uma adolescente, para a grande maioria da população, é se ela já virou “moça”. Muitas vezes isso significa também o início do uso de anticoncepcionais, já que a gravidez sem planejamento é um medo comum, e com o início da menstruação, isso torna-se uma preocupação.
Mas o que são os anticoncepcionais? São todos iguais? De que são feitos?
Os anticoncepcionais orais são divididos em contraceptivos combinados (estrogênio e progestagênio), contraceptivos apenas com progestagênio e os contraceptivos de emergência. Eles são feitos a partir de hormônios sintéticos, ou seja, substâncias que não são produzidas pelo corpo da mulher, mas ocupam o lugar dos produzidos pelo seu próprio organismo para simular seu efeito. Dessa forma, quando se faz o uso do anticoncepcional está se induzindo uma menopausa, por isso os efeitos a curto, médio e longo prazo vão depender de diversos fatores, mas alguns casos bem graves já estão vindo a tona e tomando conhecimento da população em geral.
Anticoncepcionais fazem realmente mal a saúde?
Um dos efeitos atualmente mais conhecidos e temido é a trombose venosa, e segundo alguns estudos recentes, usuárias de anticoncepcionais orais tem aumento do risco desses eventos de ate 15x. No caso do uso do Acetato de Ciproterona, além da trombose, eventos como AVC, infarto, aumento da incidência de casos de câncer estão entre os efeitos indesejáveis mais comuns e atualmente mais questionados.
As vezes esquecemos de alguns efeitos que não temos a capacidade de associar, mas estão diretamente ligados ao uso do anticoncepcional, como por exemplo: queda de cabelo, unhas fracas e quebradiças, alteração no metabolismo da tireóide, diminuição da libido, entre muitos outros sinais e sintomas que passam despercebidos.
É importante lembrar uma coisa: a composição dos contraceptivos vão do estrógenio ao progestagênio, combinados ou não, mas no corpo esses hormônios sintéticos interferem diretamente em outros hormônios, tais como: ESTRADIOL, ESTRIOL, ESTRONA, PROGESTERONA, DHEA, TESTOSTERONA. Dessa forma, os anticoncepcionais acabam suprimindo a produção endógena, ou seja, natural desses hormônios. Estando estas produções insuficientes, suas funções não serão desempenhadas e consequentemente teremos todos esses efeitos inconvenientes, obviamente em graus variáveis, e muitas vezes com uma relação direta de dose-dependência com o estrogênio contido no contraceptivo. Quanto maior seu nível, maior o efeito negativo, principalmente no que diz respeito ao aumento do risco de câncer.
Anticoncepcionais engordam? Interferem no ganho de massa muscular?
Quando ocorre uma baixa na produção endógena dos hormônios, temos uma queda hormonal acentuada de outros hormônios que mantém o equilíbrio do nosso corpo. Um exemplo é a testosterona, responsável pela manutenção da massa muscular que regula nosso metabolismo. Além do mais, os anticoncepcionais acabam espoliando muitas vitaminas e minerais, essenciais ao bom funcionamento de todo o sistema, como por exemplo com o ferro que quando não existe estocagem (representada pela ferritina), prejudica o funcionamento da tireoide, um dos principais órgãos reguladores do metabolismo e consequentemente do peso corporal.
Partindo desse princípio, da mesma forma como encontramos facilidades para engordar, também existem obstáculos para ganhar massa muscular. A insuficiência de testosterona anteriormente comentada resulta na diminuição da capacidade de ganho de músculos, além da diminuição de outros hormônios que contribuem também para esse efeitos, como o DHEA e a progesterona.
E agora? Você tem escolha? Sim. Sem dúvida alguma o método menos agressivo ao seu corpo continua sendo o uso de preservativos, entretanto muitos casais se mostram relutante a esse método por muitas vezes não se sentirem seguros. Uma alternativa é o uso do DIU de cobre, que não interfere na produção natural dos seus hormônios, respeitando o seu corpo e o seu equilíbrio fisiológico.
Muitas coisas dependem de suas escolhas, não queira tratar a doença, cuide da saúde. Não precisamos ser reféns de um sistema doente. No livro da vida o autor é você!
E lembre-se: procure sempre um profissional de sua confiança antes de tomar qualquer decisão!
Oii, bom dia!!!
Minha ginecologista me indicou o Dalyne como tratamento pois minha menstruação não é regulada.
Eu vi em sites que ele não engorda e quem em muita das vezes pode até emagrecer bastante.
Eu tenho uma vida ativa de exercícios e alimentação bem regrada e saudável. Você acha que eu vou engordar ou emagrecer com esse medicamento ?
Obrigada
Eu tenho uma duvida?
Se tomara o anticoncepcional com um GH ele perderá o efeito?
E corro o risco de engravidar?
Oi Glaucy! É inevitável consultar seu médico para isso!
Coloquei o DIU de cobre tem um pouco mais de um mês, e não tenho filhos. No início a gineco contestou esse fato, mas insisti e ela acabou colocando. Já no primeiro mês as melhoras foram enormes, me sinto mais disposta, menos retida, até a celulite diminuiu… a tpm que achei que ia ser forte foi mais tranquila do que quando tomava oral (não tive enxaqueca que sempre tinha, e cólicas super fracas), o fluxo realmente aumenta bastante, mas eu já estava preparada para isso.
Aconselho muito a todas as mulheres que fazem uso de anti orais, que se informem, se um médico não quiser colocar, vá em outro (tem médico que tem a mente fechada, não aceita a modernidade)..
Eu parei de usar há quase 4 anos, após mais de 10 de uso e vou dizer que foi o melhor que poderia ter feito. É claro que preciso cuidar muito mais da pele, da dieta e suportar umas cólicas mais fortes que me pegam umas 2x no ano, mas vale a pena.
Hoje estou mt mais feliz com meu corpo e a libido tbm é outra 🙂
Alguem faz uso de Gestrinona como metodo contraceptivo? Estou buscando mais informações a respeito com pessoas que utilizam! Apos anos de viver com anticoncepcionais em meu organismo resolvi por conta propria parar (pois minha gineco defende com unhas e dentes o seu uso). O Diu de cobre nao me interessou, pois tenho medo dele se locomover, enfim!
Alguem usa a Gestrinona?
Bjoos
Tudo na vida tem prós e contras! Eu sou a favor da individualidade biológica,nem tudo é para todo mundo,e tanto o mal como o bem existem gradações,efeitos são observados de forma variada,uns mais intensos e outros menos relevantes,isso esta diretamente relacionado a resposta de cada corpo. Se pensarmos na produção endógena de hormônios pelo nosso corpo, fisiologicamente a mulher ( nem tao pouco o homem ), produz Gestrinona,dessa forma estamos dando algo estranho ao nosso corpo ( não é mesmo??? ),como por exemplo, você usar rotineiramente a Dipirona,uns tem alergia logo no primeiro contato,outros nunca terão e outros desenvolverão,caso semelhante é aplicado ao uso continuo dos ACO. O ideal é você ter acompanhamento medico,fazer exames regulares e entender que se existem os ACO é porque tem uma indicação,que saibamos indica-lo de forma correta. Abracos
Tb sou ginecologista e achei o texto mt pobre e sensacionalista. O ACO deve ser tomado com acompanhamento médico sim. Reduz o risco de câncer de ovário, por exemplo, ajuda com muitos sintomas da endometriose e quanto ao risco de trombose, aumenta sim. Por isso, está contra indicado em certas situações, principalmente os combinados. Porém devemos lembrar que só a gestação aumenta muito mais o risco de trombose e não vemos todas as grávidas por aí fazendo TVP.
Deve-se ter mais critério e entendimento para escrever sobre um assunto desses de forma tão superficial. Sem querer desrespeitar o colega… Obrigada
E o diu com ação hormonal local (Mirena)? Ele tem o mesmo efeito que os anticoncepcionais?
Beta, você toma anticoncepcional? Se sim, qual? Vocês poderiam também fazer um post falando sobre intervalo da pílula ou não! Obrigada 😀
E quanto à eficácia do diu de cobre, ele possui a mesma taxa de erro dos contraceptivos orais?
Oii!! Minha libido tava muito baixa e eu nem sei se tava normal ou nao pq ha mt tempo que tomo pilula, entao nem sei qualé a minha real libio. Por causa disso resolvi pesquisar outras opcoes e o diu de cobre apareceu como uma opcao que eu to realmente considerando. Pelo que eu pesquisei, a eficacia é altissima, a mesma da pilula. A questao é que tem que ter l acompanhamento regular. Tendo esse acompanhamento medico, as chances de engravidar sao minimas!! Sobre isso tem um post no blog do dr victor sorrentino muito bom!
Beta, qual metodo anticoncepctivo que vc usa?? Sempre quis saber o que esse povo fitness usava pra nao engravidar e ainda ter um corpo legal!
E os casos de ovários policísticos, entre outras irregularidades hormonais em que é indicado o uso de anticoncepcionais? Há alguma outra saída?
Eu tenho inicio de endometriose e é oq me faz manter o uso de anticoncepcional, pois penso que este faz realmente mal a saúde. Existe outra maneira de tratamento sem que haja a necessidade do uso desse contraceptivo?
Beta, vc está magérrima loira e diva! parabéns!
Rsrs obrigada!!! 🙂
Eu tenho uma dúvida, fui a ginecologista pois tomo anticoncepcionais a mais de 14 anos, e gostaria de parar, porém ela me disse que quem nunca teve filhos não pode usar o diu de cobre. Isso é verdade, pois conheço pessoas que nunca tiveram filhos e usam o diu de cobre.
Bom dia. Sou Ginecologista e tentei ler a matéria que o colega escreveu. Um texto totalmente sem embasamento científico, parecendo mais materia de jornal ( aquela que são vendidos em sinais). Sigo vocês no Instagram , gosto muito, mas vamos revisar os textos. Muito obrigado. Quanto ao uso do DIU de cobre, os artigos não mostram redução da chance de engravidar, quando usado por nuligestas, mas aconselho procurar um colega para que seja orientado da maneira correta, quanto ao uso dos ACOs. Muito obrigado
Bom dia casal, Ricardo e Theo. Sou médica também e por sempre ter tido muitos efeitos colaterais com ACO combinados venho estudando a um tempo esse assunto. Parei com o uso ano passado por indicação de um colega endocrino após exames laboratoriais alterados: SHBG nas alturas, testosterona total e livre suprimido, cortisol alto. Após 3 meses repeti os exames que normalizaram, melhorou o libido, disposição, unhas, composição corporal e facilidade de perder peso e ganhar músculos.
Comecei a namorar e estou procurando alternativas ao uso do ACO.
Li estudos que associam o uso do DIU mirena à diminuição do SHBG e maior disponibilidade de testosterona.
Vocês tem experiências com esse método? Indicam?
9tb quero saber se ajuda na testosterona no ganho de massa
com certeza ajuda!
Na verdade ela me disse que poderia ocorrer uma gravidez ectopica, isso seria um risco por eu nunca ter engravidado.