Receita boa merece repost 🙂 Ai vai!
—————–
Nem todos os corpos funcionam da mesma forma, nós já estamos carecas de saber (e falar, rs) isso. A Beta tem uma “sinergia” melhor com carboidratos do que com gorduras (comprovado pelo teste de perfil genético que fizemos na Clínica Patricia Davidson Haiat), enquanto eu me dou melhor com gorduras e poucos carboidratos.
Para bom entendedor meia palavra basta! Gorduras, pouco carboidrato… LCHF (Low carb high fat) é uma dieta que ganhou popularidade nos últimos anos, ela tem algumas semelhanças com a Paleo (que “abomina” todos os tipos de grãos e industrializados). As duas prezam por carboidratos em baixa quantidade (dã, já repeti isso umas 10x, hahah), sempre de fontes naturais e integrais. Em naturais, devemos entender naturais MESMO, não basta só vir da terra, outro pré-requisito é não ser “inventado” pelo homem moderno, ah, algumas frutas também são liberadas, principalmente as “berries”. E gorduras boas de oleaginosas, manteiga (o mais natural possível, de garrafa, por exemplo), ghee, abacate.
MAS…! Esse não é um post sobre a dieta LCHF ou Paleo, mas sim sobre um bolo que eu fiz para se adaptar bem ao meu estilo de dieta, e que se alinha com essas duas filosofias. Vamos à receita?!
- 1/2 xícara de farinha de amêndoas (servem amêndoas trituradas até atingir textura de farinha grossa)
- 1/2 xícara de farinha de coco
- 3 ovos inteiros
- 6 colheres de sopa de óleo de coco
- 200ml de leite de coco (comprei um importado que é um creme, mas o normal serve)
- adoçante a gosto (eu não usei, mas se você gosta de bolo doce, vá em frente e use!)
- 4 colheres de sopa de semente linhaça marrom (opcional)
- 2 colheres de sopa de proteína de ervilha sabor chocolate (pode substituir por uma colher de sopa de cacau em pó)
- 1 colher de café de fermento
- Pré aqueça o forno a 220ºC
- Misture os ingredientes secos em uma vasilha grande e reserve
- Misture os ingredientes molhados em outra vasilha e à eles junte os ingredientes secos previamente misturados
- Bata até a massa ficar homogênea e cremosa (não é seca nem líquida! rs)
- Unte uma forma (usei uma 15x15cm) com o óleo de sua preferência (eu usei o de coco) e cacau (mas você pode usar qualquer outra farinha)
- Leve ao forno pré aquecido por 30-40 minutos dependendo do seu forno
- Ele vai estar pronto quando você furar o meio e a faca sair seca
Rodrigo, vc ainda consome aveia nesse novo estilo de alimentação? Sei que os grãos e cereais não pertencem à paleo mas aveia é tão bom! Hehe. E banana tb, vc usa no seu dia a dia? Estou tentando mudar pra um modo com mais gordura e menos carbo mas a transição é difícil, saber ao certo como adequar os carbos na dieta, etc, hehe.
Não uso nenhum desses alimentos, mas por questão de gosto. Você deve seguir o protocolo Paleo que se adapte à sua rotina e gostos, existem vários, desde os mais radicais até os mais liberais! 🙂
Hehe. Valeu, Rodrigo! 🙂
Então, eu faço a Paleo e não sou nada radical. Não acredito que ela só vá funcionar que se tu só comer 50g de carboidratos por dia ou que se tu comer um arrozinho, vai virar diabético. Acho que o principal é o ponto de equilíbrio. Eu por exemplo, como banana com peanut butter todo dia antes de dormir, e já me julgaram muito o carbofóbicos por isso, mas eles nem conhecem meu corpo pra dizer, né? A banana é high carb (a prata tem umas 14g) e a peanut butter é uma leguminosa (que é proibida) mas eu não dou bola, porque mesmo comendo uma banana antes de dormir, o resto do meu dia é cheio de gorduras e proteínas e vegetais, e uma banana é 14g de carboidrato, não 300g (como as diretrizes dizem que devemos comer). E como a peanut butter porque amo, e acho que nem tudo tem que ser restrito assim, o amendoim tem baixo índice glicêmico e várias gorduras boas, então nem me preocupo tanto. A aveia, eu diria que é seguro também, porque nem tem como comparar comer aveia com pão, né? Ela tem baixo IG e fibras e nutrientes e eu acho um ótimo carboidrato.. uma colherzinha de sopa não faria maaaal. Mas acho que o mais importante é lembrar de comer comida de verdade. Ah, e também que não tem como ter uma dite alta em gordura E alta em carboidrato. Então se é pra fazer paleo tem que fazer mesmo, comer os carbs seguros (tubérculos, frutas, eu não sou contra aveia, lentilha e quinoa tbm por exemplo) mas dentro do que se deve comer, também não adianta comer um pacote todo de aveia no café da manhã só porque ela tem alguns benefícios kkkk acho que a divisão 60g-25g-15g de gordura, proteína e carboidrato é a mais adequada massss muita gente com 100g de carbos diários consegue emagrecer tranquilamente. Pesquisa sobre a curva de carboidratos do Primal Blueprint, por ali dá pra se basear. Mas sempre lembre de que se for comer mais carboidrato, tem que comer menos gordura, e sempre visar os carboidratos mais naturais.
Luiza, não tinha visto sua resposta, hehe. Muito esclarecedora, obrigada! Concordo com você e que preguiça de radicalismos, temos que fazer aquilo que nos cai bem né, senão não há mente que aguente, rs. Luiza, Rodrigo, como e quando vocês usam seus carbos na dieta? Eu tinha perguntado antes da banana e da aveia e acabei que entrei na onda LCHF praticamente paleo e não to comendo mais, rs. Ainda como a banana de vez em quando porque eu amo de paixão.
Rodrigo, como você equilibra carbo e gordura, especialmente no pré e pós treino? Às vezes fico meio perdida nisso. Tipo, eu treino de manhã e meu pré treino é o desjejum, o que cai bem são ovos e abacate, adoro e dá uma energia muito boa, mas aí fico meio na dúvida se posso usar uma batata doce ou mandioquinha na minha refeição pós treino e dar algum efeito reverso ali com aquela gordura do pré treino.
Então, tudo depende muito de como você responde, Cris. Eu me dou bem cortando o carbo no pré e mandando uns 300g de batata doce no pós. Não me atrapalha pra secar. Mas varia bastante de pessoa pra pessoa.
Obrigada, Rodrigo!
Muito obrigada pela receita! Mas pelo o que entendi entao o pao é doce? Ou se nao colocar adocante ele fica mais salgado? 🙂 desde ja agradeço!
Se não colocar adoçante ele fica salgadinho! [emoji]e414[/emoji] ️
Parece ser um bolo seco. Mas é bom que tem baixo carb.
Tati, ele é super molhadinho! [emoji]e106[/emoji]
que maximo, paleo…
Primeiro tenho que parabenizar os dois por fazer um trabalho maravilhoso.
Amo todos as materias e dicas de vocês!!
Qual o nome do teste de perfil genetico que vocês fizeram? Com que tipo de especialista eu me consulto para fazer esse tipo de exame? Moro em São Paulo e não sei a onde fazer!!
Obrigada.
Então, o tipo de especialista depende da finalidade do exame. Fizemos através da Clinica Patricia Davidson Haiat, onde ela (nutricionista) avaliou o resultado junto com o Dr. Theo (modulação hormonal).
Existe proteína de ervilha? É usada somente em receitas ou como substituto do whey? Obrigado queridos
Existe sim. É usada tanto em receitas quanto como substituto do whey! 🙂