As pessoas têm procurado a natureza para ter uma vida cada vez mais longa e saudável desde o alvorecer da civilização. Os antigos egípcios, por exemplo; eles estavam usando mirra e alho como remédio mais de 3000 anos atrás. As ervas têm sido uma parte integrante de Medicina Tradicional Chinesa (MTC) durante pelo menos dois milênios e reverenciado médico grego Hipócrates foi prescrever chá de folhas de salgueiro – a forma mais antiga de aspirina – caminho de volta em 400 aC.
O processo fisiológico normal do envelhecimento humano pode gerar diversos tipos de desequilíbrios funcionais culminando em doenças e/ou desequilíbrios hormonais ao longo da vida, por isso, é extremamente importante se preparar para envelhecer bem. Os gatilhos ambientais que estamos expostos diariamente podem acelerar esse processo como exposição a poluição, cigarro, agrotóxicos e alguns produtos que nem imaginamos. Adotar um estilo de vida saudável juntamente com uma nutrição saudável, equilibrada, individualizada e antioxidante pode nos ajudar a envelhecer com mais saúde e vitalidade.
Precisamos da ingestão diária de alimentos que contribuam positivamente para a saúde de nosso cérebro, músculos e pele para conseguirmos ficar sempre mais jovens.
Para cuidar da parte cognitiva
Peixes
Estudos mostram que uma parte do cérebro é composto de cadeias poliinsaturadas de ômega 3, como as que são encontradas no peixe. Portanto, o peixe é útil nesse processo de ótimo desenvolvimento cerebral, olhos e sistema nervoso em geral.
Azeite de Oliva Extra Virgem
Os ácidos graxos poliinsaturados que são encontramos no azeite são os grandes responsáveis por estruturar e proteger a membrana celular, evitando desordens psiquiátricas e neurológicas.
Antioxidantes
São um conjunto de substâncias que nos protegem dos excesso de radicais livres, tão presentes no processo de envelhecimento, que diminuem a produção de energia e provocam oxidação das células.
Vegetais, legumes e frutas frescas
Vegetais, legumes e frutas frescas possuem um valor nutricional excelente para a atividade cerebral, pois são riquíssimos em vitaminas, minerais, flanonóides, ou seja, nutrientes que o cérebro necessita para função neurológica normal (vitamina C, manganês, iodo e cobre).
Use alimentos anti-inflamatórios: Cúrcuma (curcumina), gengibre, canela, pimenta vermelha (capsaicina), frutas vermelhas (resveratrol), alho (alicina).
Sempre que pensarmos em melhorar as desordens cutâneas, devemos nos lembrar de que existe um processo inflamatório responsável pelos sintomas indesejados, que pode ser combatido pela adequada nutrição
Para cuidar da pele
Antioxidantes e Alimentos ricos em Vit. C e Vit. E
A pele também precisa de antioxidantes para prevenir contra o excesso de radical livre. Frutas cítricas como morangos e as berries (cranberry, blueberry,..) são riquíssimas em vitamina C e as oleagionosas, ricas em vitamina E, principalmente a castanha do pará pois possui selênio que é um mineral que ajuda a preservar a elastina da pele, que mantém a pele firme e lisa, além disso ele também vem sendo apontado como um excelente protetor contra sol e não para por aí, é um excelente antioxidante que previne contra o envelhecimento da pele.
Colágeno
A partir dos 25 anos o corpo já começa a produzir menos colágeno, então no processo de envelhecimento é muito importante a reposição de substratos para a formação de colágeno. Conseguimos isso com o colágeno hidrolisado associado com vitaminas e minerais.
Água
Quando o corpo está bem hidratado, a circulação sanguínea aumenta. Assim, o transporte de ferro e de outros nutrientes chega rapidamente às células. O corpo hidratado consegue eliminar sódio, responsável pela retenção de líquidos e inchaço. A hidratação correta previne o aparecimento de doenças e sinais como celulite e envelhecimento cutâneo. As toxinas presentes no corpo são eliminadas por meio do suor e da urina. A ingestão diária de água torna esse processo mais eficiente, e o organismo passa por uma verdadeira faxina, eliminando, inclusive, as toxinas causadoras da celulite.
Para evitar que o envelhecimento chegue mais rápido, evite:
- Alimentos industrializados
- Alto consumo de sal, açúcar refinado, e álcool
- Sedentarismo
- Fumo
- Estresse
- Microbiota intestinal desequilibrada
- Dietas inadequadas
Mas lembre-se: procure um nutricionista funcional para uma orientação individualizada!
Deixe um comentário