No primeiro post da série falei sobre a existência ou não da necessidade de suplementação para indivíduos em geral (para ler o post anterior clique aqui).
Agora vamos ser práticos e exemplificar o que pode tornar real essa necessidade com o casal. No caso do Rodrigo e da Beta a avaliação foi feita de forma individual através de um exame de perfil genético, embora os objetivos iniciais fossem os mesmos: melhora da qualidade de vida (os dois sofrem de hipotiroidismo: ele subclínico; ela hashimoto), alinhada à saúde e composição corporal, perda de gordura.
Com a Roberta temos os seguinte pontos:
Em relação à dieta: ela deve conter proporcionalmente menos gordura comparada à carboidratos e proteínas. A sua possibilidade de ter intolerância à lactose é diminuída, podendo conter em seu plano alimentar derivados do leite (sempre busco evitar industrializados de forma geral). Em termos de necessidades nutricionais sua dieta deve ser rica em Vitamina B6, B12 e vitamina D, essas observações são de extrema importância porque interferem diretamente no sistema imunológico, capacidade de recuperação dos treinos, além de uma associação importante: uso de anticoncepcionais, o seu uso acaba por eliminar, ou mesmo diminuir a absorção dessas vitaminas (vitamina B6, B12 e ácido fólico). Além disso ela apresenta predisposição genética para ter níveis de LDL e triglicerídeos elevados, e HDL diminuído, o que aumenta a sua possiblidade de alterações cardiovasculares.
Identificado as essas necessidades temos muito mais chances de sanar carências e atingir objetivos. Quer um exemplo prático: o objetivo dela é secar; hoje já se sabe a extrema importância da vitamina D, uma delas é interferir na função da tireoide, que controla diretamente nosso metabolismo. Preciso falar mais algo?!
Agora vamos para o Rodrigo:
Ele tem muita facilidade de ganhar massa muscular, porém sem qualidade, como assim?! Ele cresce fácil, porém sem definição, e o que queremos é volume com definição. Vamos lá: a dieta dele deve ter baixo teor de carboidratos. Além disso, ele tem níveis de Ômega 3 e 6 diminuídos, e maior propensão a queda por doces, em que isso interfere?! Quando pensamos no horário do treino ele tem que tentar respeitar os picos de cortisol, para ele o mais indicado seria pela manhã cedo ou no final da tarde, evitando pré treinos estimulantes, pois como essa predisposição a compulsão por doces está associada a alteração do nível de cortisol e baixa de serotonina (entre outros fatores), devemos pensar nesses pontos para tentarmos driblar a “predisposição” e evitar fugas da dieta e distanciamento dos seus objetivos. Em relação às carências nutricionais devemos focar na suplementação e enriquecer a alimentação com vitaminas B6, B12 e E.
O que fica de importante nisso tudo: suplementos são legais? SIM! Substitui uma refeição? NÃO, COMPLEMENTA! Causa risco à saúde? SIM, quando não indicados de forma adequada. CONSEGUIMOS VIVER SEM? SIM, porém sem grandes evoluções, nem melhora geral da qualidade de vida e de sua longevidade. A melhor coisa é ter um acompanhamento adequado, procurar entender seu corpo, respeitá-lo, saber que nem muito, nem pouco, apenas o suficiente para te trazer saúde e bem estar.
Olá, queria saber a periodicidade que vcs frequentam o Dr Theo, e se vcs frequentam também uma nutricionista. Fiquei muito interessada nessa avaliação de perfil genético! Bjos
Vamos nele mensalmente ou de acordo com o intervalo que ele determina. Nossa nutricionista é a Isabella Correia que atende com ele e escreve aqui pra gente também. 🙂
Não entendi por que diminuir ômega 3? Essa teste genético tem nomenclatura específica para quem faz musculação?
No caso a grafia da oração deu a entender que a dieta deveria ter um nível reduzido de Omega3, mas na verdade essa afirmação diz respeito ao meu organismo: níveis de Ômega 3 e 6 diminuídos. O teste que fizemos foi o teste de perfil genético fitness, mas existem outras variações.
Queria saber sobre LIPO 6 Black concentrado, qual a opinião de vcs?
To querendo tomar mas to receosa.
Os suplementos importados não são liberados pela Anvisa no Brasil por conterem substâncias desconhecidas em suas chamadas “fórmulas proprietárias”. Sempre tenha acompanhamento de um médico ou nutricionista para ingestão de qualquer tipo de suplemento/vitamina/etc e busque produtos regulamentados no mercado nacional! 😉
Bom dia,
Que tipo de exames foram realizados para obter estas informações?
Foi feito um teste genético no laboratório BioGenetika. Ele é feito a partir da nossa saliva.
Gostaria de saber onde consigo esse tipo de avaliação pra mim e meu esposo.
Qual especialista devo procurar?
Obrigado.
O Dr. Theo faz esse tipo de análise. O teste de perfil genético você pode fazer em alguns laboratórios, mas o importante é o médico saber interpretar os resultados.
Ok, muito obrigado. E parabéns pelo trabalho!