Ontem no Instagram falamos sobre o nosso hipotireoidismo, e de fato é um problema que afeta milhares de pessoas. O pior é que muitas pessoas sofrem com os sintomas do hipotireoidismo, mas se quer sabem que têm este problema (e que problema!), por isso a importância de ter os exames de rotina sempre em dia!
Mesmo depois de diagnosticado e iniciado o tratamento, alguns hábitos alimentares podem prejudicar o quadro, sabiam? Hoje a nossa nutricionista Isabella Correia listou os sintomas e também os alimentos que devemos incluir e evitar da nossa alimentação.
—–
Fique atento aos sintomas abaixo, pois você pode estar com hipotiroidismo subclínico e não sabe:
- Cansaço excessivo – fadiga crônica
- Frio – pés e mãos frias ou frio excessivo
- Edema – inchaço
- Excesso de peso
- Pele seca
- Unhas quebradiças
- Queda de cabelo
- Constipação
- Câimbras
- Problemas de memória
- Depressão
Lembre-se: É importante ter acompanhamento médico e estar com os exames de sangue em dia para diagnosticar o hipotireoidismo e assim tratar adequadamente.
Inclua no cardápio alguns alimentos que ajudam na tireoide:
- Algas marinhas – spirulina, agar agar, clorela;
- Água mineral – a água mineral não é clorada e por isso contém mais vitaminas e minerais;
- Castanha do pará – contém selênio que turbinam sua tireóide. Uma porção de 2 por dia já é suficiente;
- Óleo de peixe – rico em ômega 3 é excelente e necessário para a função da tireóide.
Evite:
- Água clorada – a nossa água é tratada com o cloro. O cloro compete com o iodo e acabamos consumindo excesso de cloro e falta de iodo, prejudicando o bom funcionamento da glândula. Não tome água clorada;
- Sucralose – o sucralose é um adoçante que tem cloro na composição e também capta iodo;
- Vegetais crucíferos (couve, couve-de-bruxelas, brócolis, repolho)em excesso podem atrapalhar o funcionamento da tireóide. Não precisa cortar da alimentação, o que não pode acontecer é o consumo diário. Para quem adora um suco verde, basta alternar a couve com agrião, espinafre etc.. Isso acontece com vegetais crucíferos em sua forma crua. Na sua forma cozida, o glicosinolato perde a sua toxicidade para a tireóide, por assim dizer;
- Soja – alimentos à base de soja impedem o bom funcionamento da glândula;
- Glúten – pesquisas têm demonstrado que o glúten também atrapalha esse bom funcionamento da glândula. O glúten está presente no trigo, aveia, cevada e centeio;
- Toxinas – as toxinas deixam a tireóide mais lenta. É necessário fazer exame laboratorial para ver como está o nível de mercúrio no sangue;
- Estresse – excesso de cortisol pode atrapalhar também. Existem alimentos que combatem esse cortisol elevado e para isso procure um nutricionista ou medico, para ajudar a reduzir esse nível.
Pessoal, fui diagnosticada com hipo mas não tenho os sintomas como aumento de peso e os outros mencionados, meu medo é de começar a ter.
Seu hipo deve ser que nem o meu: subclínico.
Gente como a gente. . Rs
Descobri meu hipotireoidismo aos 9 anos, tive inclusive uma fase bem gorda até meus 16 anos. Hoje aos meus 22 que tomo controlado o T4 estou no peso ideal (magra demais até.. mas estou tentando crescer. Rs)
vocês também sentiram essa dificuldade em ganhar massa devido ao hipotireoidismo? Ou não tiveram problemas?
Li sobre o óleo de coco que é um ótimo aliado. Óleo de coco, água de coco… Eles ajudam a controlar os hormônios.
Adoro o blog!
Beijos pra vcs casal
Oi Nathália. Nosso principal sintoma do hipo é o sono mesmo! 🙁
Beijos!!!
Olá!
Qual a especialidade do médico que tratam da tireoide de vocês? Já fui em vários endocrinos porém sempre o mesmo tratamento onde não perco uma grama sequer.
Vocês tomam apenas hormonio T4 ou algo a mais?
Bjuss
Tomamos T4 e T3. Mas é importante mostrar que a perda de peso não deve ser feita através do superestímulo à tireoide. As medicações são para deixá-la com níveis normais de funcionamento. Para perder o peso você precisa fazer atividade física e mexer na sua dieta junto com um nutricionista.
Oiii, acompanho vc no snap e adooooro assistir, é um dos q acordo e já vou ver se tem alguma coisa. kkkk
Queria saber a marca e modelo dos fones de ouvido de vcs e do LIQUIDIFICADOR. Gnt, sou APX nesse liquidificador. kkkkk
Beijinhos e podem fazer snap até taaarde. :**
Hahaha, o fone de ouvido da Beta é um Beats Wireless, o meu é um JBL J56BT, e o liquidificador é um Blendtec Designer 725! 🙂
Olá queridos!
Leio sempre as matérias de vocês!
Também tenho hipotireoidismo. E além da medicação diária, cuido na alimentação para auxiliar no controle. Bom saber que vocês conseguem ter uma vida norma e muito saudável.. São exemplos de que podemos manter uma boa forma física e saúde em dia.