Com a chegada do tempo mais frio é normal que o consumo de água diminua drasticamente em relação ao verão, pois a sensação de sede se reduz. É aí que devemos ficar mais atentos ainda porque a necessidade do corpo continua a mesma de sempre e de todas as outras estações do ano, não podemos descuidar.
No inverno o apetite fica maior, aumenta a vontade de o consumir alimentos ricos em gordura e carboidratos. Por isso também a necessidade de ingerir água, para ajudar na digestão dos alimentos. Manter o corpo hidratado elimina toxinas do organismo.
O baixo consumo de líquidos pode gerar uma série de problemas como dificuldade de evacuação, dor de cabeça, infecções de garganta, problemas respiratórios, infecções urinárias e outras doenças muito mais sérias. Para saber quanto de água você deve ingerir é possível fazer um cálculo simples. um adulto saudável deve ingerir 35 ml de água por quilo de peso. Por exemplo, um indivíduo de 70 kg deveria ingerir 2450 ml de água pura por dia. Durante uma atividade física, perde-se 1 a 2 litros de líquidos por hora de exercício, dependendo do tipo de atividade exercida e da constituição corporal. O organismo humano precisa usar mecanismos para manter a temperatura do corpo devido ao aumento da produção de calor e é através do suor que esse calor é eliminado.
Existem outras opções de hidratação para quem não gosta de beber água. A água de coco pode ser uma aliada por ser rica em minerais como sódio e potássio, essenciais para o equilíbrio hídrico e para promover o funcionamento de músculos e do metabolismo. Porém tem calorias e não deve ser ingerida livremente por pessoas que têm restrições calórica, diabéticos e em casos específicos.
Uma ótima alternativa são as águas aromatizadas, tem a função de hidratar e aumentar a ingestão de alguns nutrientes. A combinação da água com as frutas, ervas e condimentos usados no preparo geram benefícios que podem desde aumentar o consumo de vitaminas até a ajudar a emagrecer.
Receitas de água aromatizada:
Água aromatizada rica em vitamina C
1 laranja fatiada
1 limão siciliano fatiado
1 favo de baunilha
1 litro de água
Água aromatizada hidratante
1 xícara de abacaxi em cubos
2 xícaras de melancia em cucos
6 folhas de manjericão fresco
1 litro de água
É verdade que deixar o gengibre “dormir” na água ajuda a acelerar o metabolismo?
Oi Barbara!
Deixar o gengibre de molho faz com que as propriedades do gengibre passem para a água,
O gengibre por si só é um alimento termogênico e por isso acelera o metabolismo não sendo necessário água para “ativar” esta ação.
O consumo pela água de molho, ou pedaços na comida e/ou sucos promovem este efeito!
Bjs