Oi galera! Muita gente tem visto pelo nosso instagram e pelo Snapchat (frangocbd) que eu iniciei a dieta Paleo há 1 semana e meia. Muitos perguntam como é a Paleo, e sempre respondo que temos dois sobre ela, que foram escritos por nossa equipe de nutricionistas:
Quem me sugeriu iniciar a Paleo foi a Isabella, minha nutri, depois de analisar o teste genético YouFit (o laboratório que fiz foi o BioGenetika) junto com o Dr. Theo. Meu resultado do teste diz que eu respondo bem à dietas com bastante gordura, e devo ter um nível reduzido de carboidratos, ou seja, fui feito para seguir uma dieta LCHF (Low Carb Hi Fat).
É muito importante dizer que a Paleo não é uma dieta para todos. Muitas pessoas não tem aptidão genética para seguir esse estilo de alimentação, então vou repetir o que sempre falo: JAMAIS inicie uma dieta por conta própria só porque viu alguém fazendo no Instagram/na Internet. SEMPRE busque ajuda de um nutricionista/nutrólogo, os profissionais capacitados para dar esse tipo de orientação.
Bom, começando pelo começo, não tenho horários para as refeições. Como quando tenho fome e a quantidade que mate minha fome. O que importa aqui são quais alimentos eu como (tem uma lista nos dois posts do início).
Comecei pela fase de adaptação, que é a fase que preciso aguardar meu corpo “esquecer” o caminho de gerar energia a partir de carboidratos e “lembrar” que, com essa dieta, é mais fácil seguir o caminho de gerar energia com a gordura, a cetose.
Nessa fase, meço a quantidade de corpos cetônicos no meu sangue (com um aparelho igual de medir glicemia) de 3 em 3 dias e não como mais do que 20g de carboidrato por dia. Hoje, após 1.5 semanas de dieta, ainda não entrei na cetose (varia muito de pessoa para pessoa). Na última medição fiquei com 0.3mmol/L, e preciso chegar a pelo menos 0.9mmol/L, sendo preferível ficar acima disso para ter uma cetose acentuada e eficaz na queima de gordura.
Agora vou mostrar pra vocês um dia comum meu de alimentação!
Opções de café da manhã:
Leite de coco batido com blueberries, ovos mexidos e bacon frito na manteiga
Leite de coco batido com abacate, pão paleo recheado com queijo provolone
Opções de Lanche:
Leite de amêndoas com ovos mexidos
Tomate recheado com queijo curado
Opções de Almoço/Jantar:
Abobrinha laminada com almôndegas de coxão mole
Ceviche de salmão, berinjela com tomate, nozes pecan, pimentão assado e abacate
Enquanto não passo o checkpoint da cetose, preciso aguardar para ir ao estágio adiante, onde provavelmente irei fazer o jejum intermitente, quebrando ele com um treino. Pode parecer absurdo fazer treino em jejum, mas em 2012 (a gente nem tinha o Frango com Batata Doce!) eu já tinha feito o jejum intermitente, treinando com 21h de jejum, e meus resultados foram incriveis!
Por fim, fico muito feliz em ver o Jejum Intermitente e o meio Paleo crescendo tão rápido aqui no Brasil. Quando fiz em 2012 os únicos sites de informação eram gringos, muitos médicos com quem falei desacreditavam a dieta, muitos nutricionistas me chamavam de maluco, e agora todos veem como isso faz sentido!
Assim que entrar na cetose faço outro post para vocês. Espero que tenham gostado e consultem seu nutricionista! ?
Olá, Beta e Rodrigo! Uma dúvida: parou a dieta Paleo pq o resultado foi engordar (como escreveu no comentário). Vc acredita que: mesmo o teste genético revelando algo necessário ao seu corpo isso pode não dar certo (partindo da premissa que vc fará corretamente)?
Estou a fim de fazer o teste genético, mas tenho receio tbm de mostrar que meu corpo precisa de algo mas que não traga o resultado pretendido.
Adoro vcs casal!
Bjs
Oi Gio! A minha opinião pessoal é que o teste genético pode ser muito interessante para você descorbir DIVERSAS coisas, eu gostei muito de ter feito. Porém, eu não me prendo a ele com unhas e dentes porque varias coisas que foram indicadas para mim, acabam nao fazendo sentindo ou nao fazendo muita diferença no meu dia a dia. Por exemplo, o meu teste disse que para queima de gordura o ideal era que eu praticasse atividades de endurance. Hoje em dia eu não curto atividades de endurance, então simplesmente não faço. E algumas outras coisas foram assim também!
Só fazendo uma correção que acho importante: a dieta LCHF não é a mesma coisa que dieta Paleo. A dieta Paleo é baseada em comida de verdade, logo nesta dieta estão liberados todos os tipos de frutas, legumes, proteínas, verduras, vegetais, raízes e turbeculos. Na versão primal da paleo também é permitido laticinios (para quem não é intolerante). A dieta paleo não é propositadamente alta em gordura, aliás, muitas pessoas, como eu, que tem intolerancia a gordura saturada, preferem a paleo exatamente porque podemos por preferir carnes magras e comidas pouco gordurosas (saturadas).
Então, vc fez a LCHF, que é low carb (baixo carbo – na paleo vc não precisa fazer low carb só se quiser) e high fat (alta gordura, que não é o foco da paleo).
A paleo é um tipo de alimentação que por ser baseada em comida de verdade pode ser feita por todos que querem adotar um estilo de vida saúdavel, emagrece e não tem contra-indicações!
A LCHF não é adequada para todo mundo, exatamente porque nem todo mundo se dá bem com high fat ou low carb. O que ambas tem em comum é que excluem alimentos industrializados, processados, acucar, grãos, e farinhas.
Rodrigo você ainda está fazendo a dieta Paleo?
Não, ele parou em setembro do ano passado 🙂
Não funcionou, Beta? To começando agora, mas ainda estou meio desconfiado.. Se der errado, daqui 2 meses terei engordado, com colesterol alto, sem contar que terei me privado de alguns pequenos luxos “carbóicos”.. hehe
Não funcionou, rs. Na verdade só fez engordar!
Boa tarde gente…
Acompanho vcs a tempo, é já tinha lido sobre essa dieta, porém tenho muita dúvidas nas quantidades e quantas refeições no dia, e normal come se de 3 em 3 horas ?
Muito obrigado ..
Prezados,
quais os beneficios da limonada paleo e das demais combinações com leite de coco no cafe da manhã?
Grata desde já, abraços.
Cat Kadoshi
Nenhum benefício específico, mas a dieta é baseada em altos níveis de gordura, por isso usei ele!
Olá, Frangos 🙂
Vi, nos comentários anteriores, que vocês deixam o bacon de molho por 12 horas, trocando a água duas vezes. Seria o bacon tradicional (encontrado no supermercado) ou algum orgânico? Porque em minha cidade só existem esses de supermercado mesmo, defumados e salgados (com açúcar também). Deixando de molho é possível usar esse, sem que a parte química me prejudique?
Beijos, adoro vocês! :))
Lara, apenas deixei de molho para tirar o sal do bacon defumado, não sei se os químicos saem da composição! 😉
Legal você se propor a testar e ver se consegue se adaptar. Quanto à questão da gordura, tenho apenas um comentário: Paleo não necessariamente precisa ser High Fat.
É bem possível que você coma mais gorduras, mas não necessariamente o % deste macronutriente em sua dieta precisa ser tão alto a ponto de você ficar em cetose nutricional boa parte do tempo. Cetose não é pré-requisito para emagrecer também.
Neste sentido, Paleo pode fazer sentido pra muita gente mesmo que sua tolerância à gordura natural da dieta for menor (além disso, talvez a menor tolerância pode ser para um tipo específico de gordura – a pessoa não metaboliza adequadamente as saturadas mas se dá bem com mono-insaturadas).
Tenho uma alimentação no estilo Paleo há mais de 2 anos e no início tinha um pouco de neura em comer quase zero carboidratos e muita gordura.
Com o passar do tempo fui vendo que não precisava ser assim. Cada organismo responde diferentemente ao consumo de determinada quantidade de carbs (me refiro aos carbs “bons”). Como as gorduras naturais que estão nos alimentos que gosto (por exemplo, não deixo de tomar café com nata pela manhã) e reintroduzi carbs “bons” do tipo tubérculos e algumas frutas com menos açúcar natural.
Muito legal a dica do teste genético (tentei entrar no site da BioGenetika mas estava fora do ar). É importante as pessoas entenderem que sua tolerância ao consumo de gorduras varia e não faz sentido repetir o que o outro faz, pois os resultados nunca serão iguais.
Rodrigo,
Aumentando tanto a cetose no corpo não fará também com que se perca definição?
Eu fiz uma dieta com meu médico ano passado à base de gorduras, queijos amarelos, carnes vermelhas, ovos com gema, e também carboidratos nao integrais (alem de acucares), o que fica um pouco diferente da sua dieta Paleo, e acabei ganhando peso e perdendo bastante definição. O famoso “bulking”…
O problema foi perder o índice de gordura depois dessa dieta. Sei que ela foi diferente da sua pois na sua não tem quase carbo, porem a parte de gorduras como bacon e queijo fazem parte.
Por isso gostaria de saber se ela não fará com que se perca definição mesmo que haja aumento muscular.
Muito obrigado!
A cetose aumenta a oxidação de ácidos graxos (queima de gordura), menos gordura = mais definição. Se você aumenta carboidrato é certo que irá perder definição pois a alta de insulina com a alta de gordura levam à criação de tecido adiposo.
Boa, vou comprar esse aparelho hj tbm!
Baseado nessa diminuição grande de carbos e aumento de gorduras, quais as opções que vc vem utilizando pra pré e pós treino no lugar de carbos?
Açúcares ou gorduras a exemplo do que postou como opções pro café da manhã, por exemplo?
Abs
Não faço a ingestão de açúcares!! Só gorduras e (pouca) proteína.
Você pode ingerir até uns 50g de carboidratos cerca de 1h antes do treino. Não vai prejudicar a cetose de forma acentuada.
Oi Tobias, tudo bom?! O recomendado é no máximo 20-30g de carbos/dia. Sigo as orientações da minha nutricionista! 😉
Rodrigo,.
Como você encaixou o queijo na dieta? A lactose em baixa quantidade se adequa à dieta paleo?
Depende do protocolo! Se você não tem intolerancia e nao quer seguir o protocolo “strict”, não tem problema!
Rodrigo, você consome o bacon sem retirar o excesso de sal? Estou sofrendo para me adaptar com o bacon, porque acho muito salgado. Você tem alguma dica para dessalinizá-lo.
Abraços
Oi Poliana! O que fazemos é deixar o bacon 12 horas de molho na água. Trocamos essa água duas vezes ao longo desse tempo! Ajuda muito 🙂
Olá Rodrigo,
Já acompanho a um tempo você e a Beta e simplesmente choquei com essa nova dieta. Já havia lido sobre a dieta, mas como você falou, para todo mundo que eu falo me chamam de louca, rs!
Estou ansiosa para ver o resultado e poder compartilhar mais, mostrando uma pessoa como você que já tem um público que o acompanha.
Não te desejo boa sorte, pois vai ser fácil seguir essa dieta eim 😉
Abraços pra você e pra Beta!
Obrigado pela força, Jessika! 🙂
Rodrigo, onde você comprou o aparelho medidor de cetonas?
Comprei na Droga Raia ao lado de casa! 🙂
Ola Rodrigo, ha um tempo não passava pelo blog e fui surpreendido quando vi que esta seguindo essa dieta.
Estou nela a algum tempo e só tive beneficios, depois de anos na tentativa e erro, achei o caminho certo.
O que você falou sobre arrumar um nutricionista esta correto, porem na pratica a maioria não se recicla e acha que a Paleo é uma moda passageira, tive que fazer por conta propria lendo livros e artigos em inglês.
Vou acompanhar de perto seu progresso!
Parabens pela determinação e obrigado por compartilhar as experiencias.
Obrigado Rafael! Vamos juntos nessa! 🙂
Rodrigo, como faz pro pao ficar nesse formato?
Basta usar uma forma neste formato 😉
Olá Rodrigo,
Estou nessa dieta também, pode passar a receita desse pão da foto? parece ser bom.
Obrigada
Está aqui no blog. É o pão paleo da Debs!
Sigo a dieta paleo há dois anos e comecei por conta própria, já gastei fortuna com exames e nutricionistas e a conclusão que cheguei é de que a tentativa é sempre melhor termômetro. Obviamente, é preciso algum conhecimento, recomendo a leitura dos livros, “por que engordamos”, “energia paleo” e “barriga de trigo”. Enfim, uma boa alimentação é a chave para uma vida saudável, temos que assumir a responsabilidade de estudar e se manter informado. Importante informar que nos primeiros meses não é incomum que o colesterol dispare e mesmo mesmo “adaptado” a gerar energia através da gordura boa, é possível que a fadiga nunca seja eliminada, exigindo um maior consumo de carbos. Mantenho 60-70 diariamente e emagreço com facilidade se não lembrar de comer. Pra que jejum, rs? Ah sim, meus exames são impecáveis, quero dizer, colesterol entre 220-250, tem divergência médica aí, mas me sinto muito bem. Parabéns pelo blog!
O jejum induz estímulos metabólicos interessantes para emagrecimento e hipertrofia! 🙂 Obrigado!!!
Rodrigo,
Eu já fiz a dieta paleo, mas não tive nenhum acompanhamento médico ou de nutricionista e parei. Eu moro nos Estados Unidos e não conheço ninguém que já tenha feito esse tipo de teste genético pra saber qual é a melhor dieta de acordo com o seu DNA. Voce conhece ou pode recomendar algum nutricionista na Florida que faça esse tipo de teste?
Ana, infelizmente não conheço ninguém. Mas posso te adiantar que toda a análise é feita aí nos EUA! Provavelmente com um pouco de pesquisa você acha algum médico que use esse método para determinar a dieta mais adequada.
Também sigo a dieta paleo e adoro!
Porém, acho legal esclarecer que a dieta Paleo não é necessariamente LCHF e que o queijo não é paleo (na verdade, faz parte da dieta primal).
Mas, vamos combinar que quase ninguém é 100% paleo.
Gostei muito do seu post. Parabéns
Obrigado! 🙂
Moro no Vale do Paraíba – SP e não acho de jeito nenhum laboratório por aqui que faça o teste genético!
O laboratório envia o kit para o consultório médico/sua casa e recebe de volta a saliva coletada. É o Biogenetika! 😉
Olá Rodrigo! Estou na paleo desde o início de março e estou cada dia mais satisfeita e feliz!
Digo sempre que a palavra que mais descreve esta “dieta” é LIBERDADE! Liberdade para comer alimentos super deliciosos, na hora que quiser, sem muita restrição (quem precisa de pão qdo se pode comer ovos e bacon?!). Vc sempre encontra, em qualquer lugar, algo dentro da sua dieta!
Só acho importante deixar claro pro pessoal que te acompanha que o início da paleo é complicado. O período de adaptação envolve uma série de sintomas desagradáveis como dor de cabeça, intestino desregulado, fraqueza, hálito forte…. É o corpo reclamando pela falta de carboidratos!
Fico preocupada pq as vezes alguém vê aqui e fala “opa! moleza!”, só que aí vem os sintomas e ela logo desiste. É como a Debs sempre diz: “pra chegar ao céu tem que passar pelo inferno”.
Bjs
Com certeza Sandra. Eu ainda não tive nenhum side-effect, infelizmente (porque minha cetose tá demorando pra chegar). Provavelmente irei reclamar disso posteriormente! [emoji]e412[/emoji]
Pois é… Quando iniciei a paleo tb não sofri nenhum dos efeitos… E por isso acreditava que estava fazendo errado. Talvez seja porque como minha dieta anterior já estava bem enxuta nos carbos, meus corpo já estava acostumado a viver sem eles, não sei….
Pode ser Sandra. Foi isso que aconteceu comigo. O melhor método de saber se está tudo indo certo é ir medindo a quantidade de corpos cetogênicos.
Oi Rodrigo, sua nutricionista falou algo sobre o melhor horario para medir cetona? Percebo que quando verifico a cetona logo ao acordar esta sempre mais baixa que a meio dia, por exemplo. (um dia pulou de 0,2 ao acordar para 0,9 amo meio dia pós treino em jejum, e no dia seguinte final da manha em jejum mas sem treino baixou para 0,6) (todos jejuns do jantar ao almoço) Qual o horario ideal?
Ela me pediu para medir sempre na mesma “condição”. Então sempre media ao acordar em jejum! Depois do treino aumenta bastante mesmo.
Nesse processo de adaptação você teve algum efeito colateral? Dor de cabeça, etc?
Ainda não porque não entro na maldita cetose! Meu corpo é teimoso, hahaha.
Aii que tudo! Sigo a Paleo/LCHF há uns bons meses, e é incrível! Sem compulsões, sem neuras, sem stress!
E JI é uma sensação única!
Depois vc podia fazer um post detalhado de como foi a sua adaptação Rodrigo, a maioria das pessoas tem dúvidas nessa parte, desistem logo nas primeiras dificuldades, antes mesmo de entrar em cetose!
Como disse a Debs, tem que passar pelo inferno, pra chegar aos céus!
A Beta não vai entrar nessa também?
Beijos pra vcs!
Com certeza Anny! A Beta acho que não vai encarar porque o teste genético não foi muito favorável ao aumento de gorduras na dieta.