O Yôga trabalha nosso corpo físico, emocional e mental através de técnicas que são baseadas no desenvolvimento natural do nosso corpo. É por isso que, através desta filosofia, reaprendemos a viver com qualidade: reaprendemos a respirar de maneira profunda, coordenada e utilizando a totalidade dos pulmões; reeducamos as nossas emoções; reconquistamos a flexilidade de todo o corpo; ampliamos a força muscular e trabalhamos a ausência do medo através de técnicas corporais mais desafiantes, saindo da chamada “zona de conforto”.
E não é só isso: através da consciência que colocamos sobre o que acontece com o nosso corpo ao longo da prática, desenvolvemos uma grande consciência corporal que será nossa aliada ao longo de toda a vida. Ao executar cada técnica vamos enviando comandos específicos a ele: seja de descontração ou alongamento muscular, seja de força e determinação; e isso vai gerando uma ligação muito profunda entre corpo e mente. Passamos a comandar o nosso corpo e tudo aquilo que ele sente. E como no Yôga trabalhamos o corpo de forma natural, o que se conquista na prática, não se perde mais!
É um desenvolvimento que vem de dentro pra fora. É praticar, fechar os olhos e sentir. É sensorial!
A finalidade desta filosofia é levar o praticante a estados mais profundos de consciência e lucidez. E é simples trabalhar isso. Basta estar presente, treinar a habilidade de sentir-se mais e melhor e observar o corpo físico, emocional e mental ao longo de toda a prática para depois, levar essa habilidade para o dia-a-dia.
São exercícios que nos permitem perceber-nos sempre mais e nos analisarmos constantemente. É deste tipo de atividade que conseguimos aprimorar a nossa intuição e poder de raciocínio rápido para que possamos produzir muito mais no nosso trabalho, nos esportes que realizamos e transformar nossa vida afetiva.
Exercícios de mentalização e meditação aceleram muito esse processo no aluno. Por isso é imprescindível que o praticante leve todas as técnicas que aprende na aula para o dia-a-dia e faça sua prática diária, treinando principalmente a respiração, técnicas corporais e meditação.
Muito boa a matéria, sempre faço um mini Yoga 3x por semana, no pós treino da academia.
Eu gostaria de saber se vocês possuem um email de contato, queria perguntar e tirar umas duvidas sobre condropatia, que nao desrespeita muito a matéria para postar aqui.
Agradeço a atenção desde já!
Oi Sérgio! Nós não somos fisioterapeutas/médicos então não podemos responder perguntas desse tipo. Já falamos com nosso fisioterapeuta que está preparando um material sobre condropatia para postar aqui! 🙂