A cada vez mais pessoas cortam o leite de vaca de sua alimentação, seja por intolerância, dieta, paladar ou qualquer outro motivo! E a oferta de “leites” alterativos no mercado está cada vez maior.
Antes de ir ao mercado, vamos ver quais são as melhores opções para o substituir!
LEITE DE AMÊNDOAS
O líquido é obtido a partir do preparo de amêndoas bem moídas com água, e em seguida filtradas. Possui o sabor suave da oleaginosa, e é perfeito para beber, bater com whey e misturar em suas receitas.
PRÓS: Não possui gordura saturada, e naturalmente é baixo em calorias. É um poderoso antioxidante, rico em vitamina E e pode ajudar nas funções cerebrais e recuperação muscular.
MARCAS: Família Pamalani, Leatt.
LEITE DE SOJA
Esta foi a primeira bebida vegetal, alternativa ao leite de vaca, a se tornar muito popular. Por isso é provavelmente a mais barata e mais fácil de ser encontrada. Porém causa muita polêmica por aí!
PRÓS: É facilmente encontrado em qualquer mercado e possui elevado teor proteico, parecido com o do próprio leite de vaca, conferindo maior saciedade.
CONTRAS: Hoje em dia é uma preocupação os malefícios que a ingestão da soja pode trazer, por isso é extremamente importante que se busque sempre por produtos de soja orgânicos. Além disso, a soja é rica em isoflavona, um fitoestrogênico (estrutura química muito parecida com a do estrogênio – hormônio feminino), preocupando principalmente os homens e quem busca hipertrofia muscular.
MARCAS: Ades, Naturis.
LEITE DE CASTANHA DE CAJU
É bem novo no mercado, difícil de ser encontrado, e é o que tem a textura mais parecida com o leite de vaca, pois é mais cremoso.
PRÓS: É fortificado, possui muitas vitaminas como a D, B-12, cálcio e zinco. o zinco é responsável por inúmeras reações enzimáticas no nosso corpo, inclusive na produção de testosterona.
CONTRAS: Normalmente as bebidas de castanha de caju possuem bastante água adicionada para conseguir se manter com baixo teor calórico (1 xícara de castanha de caju tem aproximadamente 800 kcal), diminuindo também a quantidade dos nutrientes.
MARCAS: A tal da castanha.
LEITE DE COCO
Feito a partir da mistura da polpa do coco com água, é uma bebida cremosa. É diferente do leite de coco concentrado que estamos acostumados a comprar nos mercados, este é feito de fato para beber, por isso é mais diluído e possui menos calorias.
PRÓS: Comparado com o leite de coco que estamos acostumados, a bebida pode ter quase 400 kcal a menos pro copo (e muito menos gordura). A gordura contida no coco é excelente e pode ajudar a acelerar o metabolismo.
CONTRAS: É relativamente pobre em proteínas, então ao consumir o leite de coco em sua refeição, certifique-se de estar consumido junto alguma fonte de proteína para balancear a refeição. E apesar da carne do coco ser muito rica em fibras, a bebida não é.
MARCAS: Família Pamalani.
LEITE DE ARROZ
Feito com o arroz cozido batido com água, é levemente adocicado, e possui sabor bem característico.
PRÓS: A bebida é hipoalergênica, por isso é a melhor opção para aqueles que apresentam sensibilidade a oleaginosas e/ou soja. É rico em cálcio e vitamina D, o que é ótimo para os ossos.
CONTRAS: Quem controla a ingestão de carboidratos, o leite de arroz não é uma boa opção, pois possui mais carbos do que todos os outros leites mencionados aqui.
MARCAS: Bio V, Isola Bio.
Uma dúvida… Vcs consomem algum tipo de leite? Qual a opinião de vcs sobre o leite desnatado para quem quer emagrecer/perder gordura? Respondeee plis
A gente consome. Se você não tem problemas de intolerância e está na sua dieta, sem problemas. 😉
qual é o leite mais parecido com o da vaca?
E os leites sem lactose? São uma opção saudável?
São leite como qualquer outro, apenas com a enzima da digestão de lactose adicionada!
Interessantes as alternativas, o problema são os preços que em comparação com o leite comum são bem mais caros.