E ai pessoal, depois de umas ferias forçadas para estudar, estou de volta!
E voltei com uma missão tensa: falarei em 3 artigos nas próximas semanas sobre o famoso e discutido aeróbio em jejum (AEJ). Querido dos bodybuilders, nada bem visto no meio acadêmico e com resultados contundentes, esse é o assunto principal no nosso post de hoje. Dividi esse assunto em 3 partes para que possamos dar a devida importância a algo que pode ser ao mesmo tempo eficiente e perigoso.
Hoje falaremos sobre as bases para prescrição do AEJ, por que, pra quem, como, tempo, onde e se vale a pena. Na segunda parte falarei das criticas a ele, por que um treino que parece tão eficiente pode ser o motivo da não obtenção dos resultados. Na terceira darei a minha opinião e vocês com o conteúdo que já foi passado nos dois anteriores poderão dar a opinião de vocês e dizer por que fazem ou não, afinal estamos aqui pra trocar idéias!!!
Vamos parar com a introdução e ir para o que interessa.
O treinamento aeróbio é uma das ferramentas mais buscadas para quem pretende perder peso. Com isso surgiram as variações dele tais como o HIIT, o intervalado e o aeróbio em jejum. Sabemos que quando estamos dormindo o corpo se mantém em um estado de consumo energético muito baixo e utilizando quase que somente gordura. Ao acordar os estoques de glicogênio estão baixos e antes de se alimentar o corpo ainda esta nesse estado de maior consumo de gordura.
Quando realizamos uma atividade aeróbia de baixa intensidade o combustível primário que torna possível a manutenção do exercício são os ácidos graxos (gorduras), e à medida em que a intensidade vai aumentando a necessidade de combustível que possa ser mais rapidamente utilizado, tornando necessária a utilização de outros substratos. A maior característica do AEJ, segundo seus seguidores, é a utilização de gordura como principal substrato energético para manter a atividade sendo executada, e esse maior consumo poderia levar a uma queda significativa no percentual da mesma.
Como isso acontece? Em jejum o organismo tem necessidade de manter os níveis de glicose sanguínea e muscular, portanto faz gliconeogênese, ou seja, produz a glicose necessária a partir de outros substratos, dentre eles a gordura, logo a maior participação dela no metabolismo se torna evidente.
Tempo de realização e intensidade do AEJ: Normalmente prescreve-se por volta de 30 a 40 minutos, com uma intensidade moderada para manter o metabolismo focado nas gorduras.
Essa é a parte boa do AEJ, não iremos discutir a eficiência pois essa é de cada um, mas vocês puderam ver o por que da prescrição dele. Na semana que vem falaremos os contras…
Um abraço e até!
Acordar, fazer a viagem até a academia (+/- 15min) e fazer o AEJ… pode ser assim? Não há inconveniente?
Pode. 🙂
Olá, comecei a fazer o Aej mas ainda remho dúvidas. Bom, primeiro: O que devo ingerir após o Aej? (Antes consumo uma cápsula de termogenico a base de cafeína)
Segundo: Eu treino logo após o Aej pois nao tenho tempo de ir 2x na academia, quanto tempo devo esperar entre um e outro e oq devo comer para treinar?
Agradeço, abraço!
Mayara, um nutricionista pode te passar com precisão essas orientações. 😉
essa cafeina é o cafezinho propriamente dito ou alguma capsula?
Tanto faz! Pode ser qualquer um dos dois! 😉
Olá amigos, estou começando o aej, e vou colocar um tempo (tipo 1 mês), pois é só para enxugar mesmo. Estou tomando 4 caps de superamino 600 da dymatize antes da corrida. Quero saber se tem problemas realizar treinos com tempo mais curto e mais intenso (ex: 15min de trote e 5min de tiros). Valeu!
Eu fazia HIIT durante meu AEJ durante um tempo, mas prefiro fazer o cardio constante. Varia de pessoa pra pessoa. 😉
Bom dia casal!!! Adoro vcs!!
Então me indicaram nos dias que eu for fazer AEJ, acordar e logo tomar 5g de Glutamina, depois de 10 min tomar um cap. de cafeina, e 10min depois sair para o aeróbico com uma garrafinha de 750ml de água + bcaa. O que voces acham?
Ou é melhor eu acordar tomar a cap. de cafeina, e 10min depois tomas o bcaa + a glutamina e logo sair para o aeróbico, e durante o aeróbico tomar apenas água?
Obrigada!!
Bjss
Joana, o melhor a se fazer é seguir a orientação fornecida por um profissional.
Ah legal, irei procurar um profissional!
Vocês tomam o Bcaa e Glutamina antes ou durante o aeróbico?
Obrigada!!
Sim! 🙂
Olá. tenho 15 anos 1,68 e peso (no momento) 67kg. Após 2 meses de treino e reeducação alimentar perdi 12 kg, o que resultou nos meus 67kg atuais. Em dias de semana eu faço meu aeróbico as 19 horas, após te me alimentado as 18h, depois faço musculação, e por fim as 21 tomo meu pós treino de whey e creatina. Durante o fim de semana como normalmente saio pra eventos, acabo ingerindo maior quantidade de alimento, por isso faço o AEJ as 7 da manha, acordo as 6:30 tomo 200ml de café, (dependendo do dia, tomo um comp de franol, -efedrina) e caminho/troteio por 45 min. Após o termino, tomo meu whey e só 40/30 minutos faço uma alimentação solida. Ta tudo ok ou preciso mudar alguns hábitos ?
A princípio parece estar tudo ok sim, mas o ideal é consultar um profissional para auxiliá-la de forma mais direcionada. 🙂
Por favor Rodrigo, faço o AEJ normal de manhã após às 8 horas de sono. Para fazer um segundo AEJ no final do dia, quantas horas em jejum já são suficientes?
Muito obrigada e parabéns pelo artigo!!
Valquíria, só é considerado AEJ o aerobio feito logo após acordar. O jejum gástrico não é igual ao jejum metabólico.
Mesmo em bulking posso fazer aej? Ou seria melhor não fazer nenhum aérobio no off?
Douglas, o aeróbio melhora a condição cardiovascular e melhora a recuperação intra-treino. 🙂
Estou tomando termogênio antes do AEJ. Fiquei sabendo que se recomenda o uso do BCAA ( utilizo antes e depois do treino de musculação, que faço a tarde) No AEJ, posso tomar os dois juntos? Na mesma hora? Ou há necessidade de intervalo?
Pode tomar os dois juntos, mas nós não recomendamos o uso de termogênicos.
Mas tomando o termogênico em jejum, não potencializaria a queima da gordura?
Você potencializaria todas as ações do termogênico. Esse tipo de suplemento vem carregado de substâncias que alteram a função da tireóide. Por isso não recomendamos seu uso. Uma forma de potencializar a queima de gordura é com a cafeína, por exemplo. 😉
Rodrigo, desculpe a falta de informação e prometo, última pergunta(rs): termogênico a base de cafeína não é a mesma coisa que cafeína pura (café tradicional)?
Obrigado pela atenção.
Abraço
Não exatamente. O termogênico à base de cafeína tem outras substâncias associadas, além de uma concentração muito maior que um café tradicional.
Gostaria de saber também se preciso tomar BCAA e Glutamina antes e depois do AEJ ou só antes já ajuda a diminuir a perda de massa magra ?
David, depende da orientação do seu nutricionista, já que BCAA e Glutamina em excesso não são absorvidos e saturam receptores.
Gostaria de saber se pular corda tem muita intensidade no AEJ e é melhor eu escolher outro tipo de aeróbico como corrida leve ?
Depende da intensidade que vc pula corda; como em qualquer outro aeróbico 🙂
Eu faço o AEJ durante o 1h e 30 Min isso é perigoso ?
É bastante tempo, principalmente sabendo que depois de 1h o benefício para queima de gordura diminui bastante.
Eu faço um treino de musculação Circuito para emagrecer e definir, posso faze-lo em jejum?
Oi, coloquei no Google sobre AEJ e adorei seu post. Não conhecia sua página.
Tenho uma duvida, posso tomar meu pré treino? Uso o platinum PRÉ(on).
Oi Re! Obrigado 🙂
Infelizmente não somos nutricionistas e não podemos fazer indicações para uso de suplementos. Nós já usamos esse pré, eu gostei e a Beta não, varia muito de pessoa para pessoa!
Rodrigo, estou em objetivo de deminuicao da gordura e aumento massa muscular…. Antes do aej tomo bcaa e depois todo bcaa e whey e espero 30min e tomo refeicao cafe da manha… O que você acha? Vlwwww