O diabetes é caracterizado pelos altos níveis de glicose (açúcar) no sangue. Tanto a prevenção quanto o controle dessas doenças podem ser feitas com o auxílio de fontes naturais por meio da ingestão regular de alguns alimentos que ajudem a controlar esses níveis de açúcar no sangue.
Cerejas
São ricas em antocianina, um antioxidante que auxilia no controle da glicose. Além disso, esse antioxidante tem sido demonstrado como principal substância na prevenção de câncer de mama e de doenças cardíacas.
Abacate
Antes apontado como vilão, hoje já se sabe que o abacate possui vários benefícios para a saúde. Fonte de gorduras boas, ajuda a retardar a liberação de açúcares no sangue e também regula a liberação da insulina, além de ser fonte de beta-sitosterol, que é um anti-inflamatório. Um quarto (¼) de abacate já traz inúmeros benefícios. Pode ser usado também o óleo de abacate em vegetais cozidos e em saladas cruas.
Chia
A semente de chia é rica em fibras que ajudam na regulação dos níveis de açúcar no sangue. Além disso, também pode auxiliar no controle do colesterol sanguíneo e da pressão arterial. Essa semente também é fonte de ômega-3, que é anti-inflamatório, magnésio, potássio, ácido fólico, ferro e cálcio.
Canela
A canela é uma especiaria apontada como melhoradora da resposta à insulina – hormônio responsável por levar o açúcar que está na corrente sanguínea para dentro das células. Essa melhora na resposta à insulina significa melhora no controle da glicemia. A canela também pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e a controlar os níveis de colesterol no sangue. Isso sem contar o poder termogênico, que pode auxiliar na perda de peso. Meia colher de chá por dia, durante 20 dias, já ajuda, em torno de 20%, na melhora da resposta à insulina.
Blueberry (Mirtilo)
O consumo de uma pequena dose diária de mirtilos favorece a melhora da resposta à insulina por causa da presença de compostos bioativos. Isso beneficia mesmo indivíduos com alto risco de desenvolvimento do diabetes.
Especiarias
Uma mistura com várias especiarias (utilizadas como temperos naturais) mostrou em um estudo melhorar o metabolismo da glicose e do colesterol. Algumas especiarias, como o feno grego e a cúrcuma (açafrão), já são apontadas por vários estudos como antidiabéticas, e outras especiarias, como o coentro, o cominho, o gengibre, a mostarda e o curry, também mostram benefícios para a redução da glicose sanguínea.
Além de inserir esses alimentos na sua dieta, é importante, também, controlar a ingestão de alimentos ricos em açúcares simples, que elevam a glicemia rapidamente, e o consumo exagerado em longo prazo pode trazer malefícios à saúde.
Não sabia que o canela tinhas esses benefícios eu gosto, mas dificilmente como, vou procurar comer mais valeu pelas dicas
Excelentes dicas mesmo! Uma ótima saída não apenas pra quem tem diabetes, mas também pra quem gosta de priorizar a saúde na hora de cozinhar! Obrigada pessoal 🙂
Excelentes dicas para os diabéticos, além de tudo, saborosas…