Superfoods, ou super alimentos, são alimentos extremamente ricos nutricionalmente.
Podem ser grandes fontes naturais de proteínas, aminoácidos, minerais, enzimas, ácidos graxos e diversos outros nutrientes. Alguns superfoods são também antioxidantes, anti-inflamatórios e contribuem para melhorar nossa saúde e bem estar: previnem hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
AÇAÍ
É conhecido como o “ouro negro” da Amazônia, e sua maior riqueza está nos nutrientes e nas proteínas. O açaí tem antocianina, um pigmento roxo do grupo dos flavonoides que funciona como antioxidante. Isso significa que a fruta ajuda a combater os radicais livres, retardar o envelhecimento e evitar doenças do coração e células cancerígenas.
A gordura contida no açaí traz benefícios comparáveis ao azeite de oliva, pelo alto teor de gordura monoinsaturada. Ele também é rico em proteína, gordura vegetal, vitaminas B1, C e E e minerais ferro, fósforo, cálcio e potássio.
ACEROLA
A acerola contém inúmeros nutrientes. Além de flavonoides, vitaminas A, B1 e B6 ela também apresenta minerais como fósforo, ferro, potássio, magnésio e cálcio. Outro famoso componente da acerola é o carotenoide, substância responsável pela cor vermelha da fruta, e com função antioxidante, o que indica que auxilia na prevenção do envelhecimento precoce das células.
A acerola é uma fruta que apresenta elevadíssimo teor de vitamina C. Dentro das estatísticas, a acerola possui 100 vezes mais vitamina C do que o limão, 20 vezes mais do que a goiaba e 10 vezes mais do que o caju ou a amora. Em outras palavras, consumir 3 a 4 frutinhas destas pode suprir a necessidade diária de vitamina C de um adulto.
PEQUI
O pequi é um fruto originário do Cerrado brasileiro, é rico em retinol, uma vitamina A sintetizada, que produz a elasticidade da pele, ajuda na visão, no intestino, nos ossos e no sistema imunológico.
Outra parte do fruto que pode ser consumida é a castanha, que fica no interior, protegida por uma camada de espinhos. Deve-se cortar o caroço com uma faca afiada ou um martelo de cozinha ajuda. A castanha pode ser comida crua, cozida ou adicionada a receitas.
Ela é fonte de nutrientes, principalmente zinco, que é um elemento mineral que, associado à vitamina C, combate os radicais livres no organismo. A casca é usada na preparação de tintas de escrever e na tintura de tecidos.
JABUTICABA
É uma fruta silvestre 100% brasileira, típica da Mata Atlântica. O principal componente protetor são as antocianidinas tendo função de proteger e estimular a reparação dos tecidos ricos em colágeno, principal proteína da pele que proporciona firmeza e elasticidade. Protege também contra a aterosclerose, combate as rugas, reduz a produção de histamina aumentando as defesas do organismo contra substancias mutagênicas. Combate o colesterol LDL, os radicais livres e melhora a circulação sanguínea periférica. Tem também ação preventiva contra o câncer.
Para estes benefícios a jabuticaba deve ser consumida com a casca, que é onde está a maior concentração de antocianinas, portanto deve ser consumida por inteiro.
CASTANHA DO BRASIL
É uma oleaginosa tipicamente nacional e é uma das principais fontes de selênio, sendo que em uma unidade média a necessidade diária do mineral já é suprida. Seus antioxidantes retardam o envelhecimento precoce da pele e previnem o aparecimento de doenças degenerativas. Suas gorduras insaturadas atuam na redução do colesterol, triglicerídeos e auxiliam na regularização da pressão arterial. É fonte de cálcio e magnésio, combinação perfeita para uma saúde óssea em dia. Possui em sua composição a vitamina E, que quando em deficiência compromete a função cognitiva, seu consumo adequado auxilia na melhora memória e concentração.
Ola. Adoro vocês!
Comer o açai com xarope uuma vez por semana ( cerca de 300ml) ainda é mais prejudicial do que benéfico?
Naiaja, isso vai depender de uma série de fatores. É difícil de ser acertivo com uma questão tão subjetiva. Mas se você se preocupa com a sua alimentação, minha sugestão é: passe longe dos xaropes. Isso nada mais é do que um apelido para o açúcar refinado.
Oi Naiaja,
O açúcar refinado sempre vai causar malefício sim e por ingestão dele não é possível absorver o beneficio antioxidante, só matar a vontade mesmo!!
Como encontrar um açaí que não contenha açúcar e outros ingredientes que não façam mal? Alguma dica?
Ler o rótulo! 🙂
haha BOA!
Fui sincero! hahah
Olá Jonas,
Atualmente é possível encontrar polpas em lojas de produtos naturais, sem adição de nenhuma outra substância!
Att,
Thaís Dutra