*Por Bianca Rossas e Gabriel Alvarenga, nutricionistas consultores Bodytech Rio de Janeiro
Você estava fazendo dieta, mas um dia não conseguiu resistir àquelas guloseimas deliciosas nas confraternizações de fim de ano e nas festas (Natal e Réveillon)? Chegou janeiro e, junto dele, mais tentações e outros sufocos no decorrer de 2016: TPM, aniversários, happy hour com a galera do trabalho…?
Se a gente parar pra pensar, sempre tem desculpa pra furar a dieta. Pretexto é o que não falta. Em meio a tanta turbulência, o que fazer? Primeiro de tudo, você tem que pensar se aquele momento vai valer a pena. Tem que pesar na balança se vale a pena quebrar todo aquele esforço feito até momento. Pense no objetivo. Se a resposta for “sim, vale a pena”, então siga em frente.
Temos que ter em mente que deslizes acontecem, que fazem parte da vida. Aquele pensamento de “vou deixar passar o tal período pra começar (dieta ou treino)” é ilusão. Sempre haverá um contratempo ou outro, isso é normal. Tenha em mente que o mais importante é não fazer da “jacada” um hábito. Encare isso como um episódio isolado. Não deixe o rodízio de sexta à noite se perpetuar por um final de semana de refeições ruins. Não deixe a falta no treino de segunda virar uma desculpa para não ir à academia dia nenhum.
Deu errado? Conserta! Caiu? Levanta! Bagunçou? Arruma! O segredo está em ter força de vontade o suficiente para continuar no caminho do sucesso, por mais que as pedras no chão te façam cair às vezes.
Esse artigo foi publicado no blog da Bodytech. Clique aqui para ver estes e mais posts!
Ainda me falta disciplina para seguir a dieta, mas estou melhorando!
Olá Roberta e Rodrigo, conheci o blog de vocês recentemente e estou adorando.
Meu marido e eu decidimos em 2018 levar uma vida mais saudável. É dificil após uma vida inteira de maus hábitos alimentares. Mas é isso aí…”Deu errado? Conserta! Caiu? Levanta! Bagunçou? Arruma! O segredo está em ter força de vontade o suficiente para continuar no caminho do sucesso, por mais que as pedras no chão te façam cair às vezes.”
Muito motivador esse texto, adorei.
Parabens pelo blog.
Oi, nesse final de semana, viajei para o interior e passei o dia todo comendo, eu sigo uma dieta mega regrada e com acompanhamento nutricional, porém tenho 15 anos e às vezes sofro com casos de compulsão, já não acontecia isso há algum tempo, mas fiquei bem triste dessa vez. O que posso fazer para recuperar esse final de semana? Sinto como se tivesse jogado todo esforço no lixo?
Para contribuir…
Em 2014 eu estava muito indo muito bem, com programas de dietas e treinos, mas em 2015 tudo mudou, a rotina mudou, pois começaram os preparativos pro meu casamento, não descuidei tanto da qualidade da alimentação, mas me perdi na quantidade e nos horários, e também passei a frequentar menos a Academia. Ao contrário da maioria das noivas que faz dieta pra chegar no grande dia magrinha, eu fui mais cheinha.. rsrrs. Mas enfim, depois que passou toda a folia, eu tinha perdido pelo menos 80% dos meus resultados, engordei uns 5kg…e quando pensava em voltar, me sentia desmotivada, poxa! Começar tudo de novo, e o tempo que leva pra recuperar né!!
Mas, quando percebi que minhas roupas queriam deixar de servir, e de algumas pessoas da minha cidade acharem que eu estava grávida, então…aconteceu a mudança de hábitos.rsrsrs
Na realidade iniciei os treinos e a dieta fazem apenas um mês e meio, emagreci 2,5kg , pratico atividades físicas por duas vezes na semana, e agora vou iniciar também, aulas de zumba. Bom, com isso, já me sinto muito melhor, me sinto bem, motivada, as minhas roupas já não me apertam tanto, agora vai hehehe. Voltei a fazer a minha dieta semanal regrada, as vezes me permito alguma jacadinha básica, mas também não é frequente. Nesse momento, precisamos ter muita paciência, e não deixar a ansiedade tomar conta. Por isso me identifiquei com essa matéria, porque é assim mesmo, as vezes a gente sai da rotina, por isso é bom pensar bem se vale a pena, no meu caso, eu digo que valeu a pena sim, meu casamento deu tudo certo, estamos muito felizes, e agora mais ainda, por poder voltar pra esse estilo de vida que eu gosto muito. É isso!! Espero poder contribuir com essa minha experiência!
Obrigada!!
Eu tenho muito esse problema de sair da dieta, mas o problema é que não é de vez em quando! Em média uma vez ao dia eu como algo que não deveria, mesmo que em pouca quantidade, e o problema é que se eu não dou essa escapada eu piro, não consigo parar de pensar naquilo e depois jaco de vez, comendo muito de coisas que nem tava com vontade só para tentar satisfazer o desejo anterior, ou seja, me ferro. O que fazer nessa situação? Help!
Renata, minha sugestão é programar as saídas da dieta. Assim você sabe que “no dia X na hora Y” você vai poder comer o que quiser e segura a vontade até lá. No mais, só depende de você. É preciso ter força de vontade e foco, você precisa de fato QUERER e SE COMPROMETER a fazer isso!