Que os produtos naturais tem sido cada vez mais estudados e aceitos pela comunidade científica não é mais surpresa para ninguém. Assim, é seguro afirmar que produtos correspondem a uma importante fonte de novas substâncias bioativas. Novos nichos tornaram-se alvos alternativos para pesquisa e o desenvolvimento de produtos naturais. Do analgésico ao antibiótico, estima-se que 80% dos fármacos em uso são produtos naturais ou foram inspirados na natureza.
O açafrão, também conhecido como ouro vermelho, é extraído da flor Crocus sativol l., a qual é encontrada nas regiões do mediterrâneo ou na vegetação típica da américa do norte. O açafrão é considerado a especiaria mais cara do mundo, pois sua obtenção é extremamente onerosa e ineficiente: aproximadamente 150 flores formam apenas 1 grama de açafrão seco, que é produzido por secagem a partir dos três finos estigmas vermelhos da flor crocus. O açafrão é geralmente utilizado na cozinha como uma especiaria ou como um agente de coloração. Caracteriza-se por seu sabor amargo, causado pela picrocrocina e safranal.
Ele também contém crocina, um carotenoide, que da cor amarelada ouro aos pratos contendo açafrão. Além de ser utilizado na culinária, o açafrão também apresenta diversas propriedades medicinais pela presença de elevadas concentrações de crocina e safranal. Algumas ações do açafrão, na medicina: antioxidante, melhora a disfunção erétil, emenagogo, ansiolítico, anti-inflamatório, melhora a degeneração da retina, anticonvulsinante, antibacteriano, cicatriza a pele, cardioprotetor, antidepressivo, expectorante, antidiabético, neuroprotetor, aumenta a cognição.
Na manipulação, o extrato padronizado de Crocus satuvus chamado Safrin, já é muito prescrito pelos nutricionistas e nutrólogos. Em relação aos seus efeitos biológicos, o Saffrin tem se destacado principalmente pelas suas ações em sistema nervoso central, pois age na concentração sináptica de neurotransmissores como GABA, dopamina, noreprinefrina e serotonina e exerce funções ansiolíticas, antidepressivas, anticonvulsionantes e que melhoram a performance cognotiva. Hoje em dia, nas minhas consultas, prescrevo para 90% dos meus pacientes.
Os estudos centrais do açafrão são interessantes no tratamento da obesidade, já que a otimização de vias setotoninérgicas e dopaminérgicas cerebrais(sensação de alegria e bem estar), auxiliam no controle hipotalâmico da fome e da termogênese, promovendo redução da compulsão alimentar e aumentando o gasto energético basal. O efeito ansiolítico do açafrão também auxilia no controle da ingestão alimentar associada ao estresse e à ansiedade, dois transtornos comuns em pessoas e que contribuem para o excesso de produção de cortisol nesses indivíduos. Sabe-se que o cortisol (stress e cansaço) auxilia no desenvolvimento de resistência à insulina e promove ganho de gordura abdominal e o açafrão pode,ajudar a regular essas ações relacionadas ao hipercorticosolismo.
Sendo assim, quando for cozinhar capriche no açafrão, além de deixar o prato com uma cor e sabor incríveis, você estará melhorando sua memória e o seu bem estar.
Além de conter Saffrin em todas minhas cápsulas de pré e pós treino, eu levo sempre na bolsa um frasco polvilhador com o açafrão, para adicionar na comida e bebida, nos dias de semana. Assim eu garanto muito mais energia, bem estar e kilos a menos na balança.
Dra Anelise Taleb
Farmacêutica da Tave Pharma
Ganhe 10% de desconto nas suas fórmulas, utilizando o nosso cupom de desconto 🙂
Deixe um comentário