A felicidade e o bem-estar interior são uma epidemia mundial. Em um estudo com mais de 10 mil participantes de 48 países, os psicólogos da universidade de Illinois e da Universidade de Virginia, descobriram que pessoas de todos os cantos do mundo consideram a felicidade mais importante do que outras realizações pessoais altamente desejáveis como ter um objetivo na vida, ser rico ou ir para o céu.
Além de ser boa, a felicidade faz bem! Ela está ligada a muitos benefícios, desde melhora do sistema imunológico, estímulo à criatividade e por tudo isso, melhores salários comparado as pessoas infelizes.
Muitos estão determinados a serem felizes, mas encontram barreiras no próprio corpo que os impede de alcançar este objetivo. Por isso, muitos médicos e nutricionistas lançam mão de um aminoácido poderoso e seguro para alcançar a “tal felicidade”.
Este aminoácido essencial é o triptofano. Aliás, é o mais escasso entre os alimentos. Para mim isto é uma dica para a vida: A felicidade não de encontra facilmente!
Isolado pelo bioquímico inglês Frederick Hopkins, em 1900, chamou-o de triptofano, do grego “ surgido através da tripsina”. É o precursor de um neurotransmissor vital, a serotonina, que influencia o comportamento, a felicidade e o sono. Os níveis de serotonina estão diretamente associados aos níveis de triptofano e os baixos níveis de ambos, a 70% das depressões.
O Triptofano é amplamente prescrito pelos médicos pois: reduz a compunção pelo álcool e por outras drogas e em associação com a tirosina e a imipramina, melhora o resultado do tratamento de pacientes dependentes de cocaína. É empregado ainda no tratamento de alguns tipos de enxaqueca e como anorexígeno (redutor da fome).
Hoje em dia a forma mais usada do triptofano é seu metabólito, o 5-hidroxi-triptofano (5HTP), que é precursor imediato da serotonina. Obtido a partir de sementes de Griffonia simplicifolia, uma planta africana que contém 99% de 5-HTP. Deve ser administrado via sublingual.
Mas não saia comprando 5HTP sem acompanhamento de seu farmacêutico ou médico. Se o seu intestino estiver com o bioma (lactobacilos do intestino) desregulado, simplesmente não conseguirá absorver o triptofano e muito menos sintetizar a serotonina. Além do mais, altas doses de triptofano (a partir de 3gr/dia) podem levar a alterações hepáticas, favorecendo o depósito de gordura no fígado.
Para quem é mais ligado em suplementos, é bom observar a tirosina e a fenilalanina. Elas competem com o triptofano nos sítios de absorção. Por isso cuidado na ora de administrar estes aminoácidos juntos. Vale um acompanhamento de um profissional para estabelecer os melhores horários.
Alguns pacientes esquizofrênicos, por mecanismos desconhecidos, deslocam a rota do 5HTP para a formação de triptamina e posteriormente dimetiltriptamina, que é um potente alucinógeno. O triptofano foi temporariamente proibido nos EUA depois que em novembro de 1989, casos de síndrome de eosinofiliamialgia (uma rara doença auto-imune), foram observados entre consumidores do produto. Na realidade o problema ocorreu devido á contaminação de produto à base de triptofano elaborados por um fabricante japonês, que havia modificado seu processo de produção e não devido ás propriedades do L-triptofano.
Nos EUA o 5HTP tem aprovação do Food and Drugs Administration (FDA) como suplemento alimentar e pode ser encontrado em prateleiras livres de drogarias. No Brasil, ainda não passou pela avaliação da Agencia de Vigilância Sanitária (Anvisa), por isso, não pode ser vendido na forma industrializada. No entanto, pode ser prescrita por médicos e farmacêuticos, em farmácias de manipulação.
Outra dica para quem vai começar a usar o 5HTP é melhorar seu efeito através dos alimentos. Quanto maior o nível de triptofano no sangue, maior quantidade chega ao cérebro e maior é a produção de serotonina. Estudos realizados por Wurtman e cols. Do Massachutts Institute of Tecnology (1981) mostraram que pelo menos seis nutrientes eram capazes de aumentar a síntese dos neurotransmissores serotonina, dopamina, noradrenalina, acetilcolina e glicina, todos dependentes de um nutriente precursor, o aminoácido triptofano, encontrado nas proteínas de diversos alimentos. São fontes de Triptofano: carnes, ovos, leite, queijos, soja, lentilha, amendoim, castanhas, feijão e ervilhas.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos seus problemas e se tornar um autor da própria história. Então não desista facilmente! Além de trabalhar o seu espírito através da fé, de ser grato pela vida e pelo que você já tem, hoje em dia você pode e deve procurar ajuda de profissionais e de suplementos, que com certeza vão ajudá-lo a superar as fases difíceis da vida e torna-lo uma pessoa vencedora e feliz.
Compulsão (Dica para correção da palavra ortografada errôneamente)
😉