*Por Felipe Donatto, nutricionista convidado BSN
A proteína é o nutriente mais importante quando consideramos a necessidade de renovação, reconstrução e produção dos tecidos corporais, como os músculos –a sua tradução do grego, inclusive, significa “de primordial importância”.
Elas são formadas a partir de um conjunto de aminoácidos, que, por sua vez, são divididos emessenciais, não essenciais e condicionalmente essenciais.
Consideram-se essenciais aqueles que o organismo não tem capacidade de produzir e que, portanto, devem ser obtidos diariamente através da alimentação. E os não essenciais são aqueles que nosso organismo consegue produzir. Já o grupo de aminoácidoscondicionalmente essenciais engloba os aminoácidos não essenciais que, em determinados momentos de vida (como em fases de desenvolvimento, situações de doenças, traumas, ou estresse), são necessários de serem consumidos (pela alimentação), já que a demandafisiológica é maior.
O consumo médio de proteínas para pessoas fisicamente ativas varia de 1,6g a 2g/kg/dia, ao passo que as quantidades totais diárias podem ser alcançadas com diversas formas proteicas.Trabalhos mais atuais demonstram que o consumo proteico por refeição dever ser individualizado pelo peso corporal. Dessa forma 0,3g/kg/refeição é uma média proteica adequada por refeição. Por exemplo, um homem de 80kg deveria ingerir, por refeição, cerca de 24g de proteína.
A participação da proteína alimentar no processo de hipertrofia muscular é fundamental para a construção de novas fibras musculares, sendo que sua disponibilidade no sangue depende diretamente do tipo e qualidade de proteínas ingeridas. Assim, escolher as proteínas pela velocidade de absorção também é uma estratégia importante, pois existem diferentes situações ao longo do dia de uma pessoa na qual ela pode ingerir uma de lenta ou rápida absorção.
Na literatura científica a maior parte das pesquisas é feita com whey protein, e se sabe que a absorção é mais rápida, porém o tempo que a proteína fica disponível no sangue também é curto. Dessa forma, a whey protein é adequada para o pré e pós-treino, mas deve-se ter uma refeição sólida depois de 30-60 minutos para suportar a recuperação muscular. Osblends possuem em sua composição: whey protein, proteína isolada do leite, albumina e caseína. Por apresentar essa “mistura” de diferentes proteínas a sua absorção é mais lenta quando comparada à proteína isolada e com o benefício de suportar por mais tempo a concentraçao de aminoácidos pós-treino, sem ter a necessidade de realizar uma refeição sólida logo em seguida.
Sendo assim, o nutricionista esportivo em conjunto com o paciente, consegue manipular quantidades, qualidade e velocidade de absorção proteica mais adequada para cada horário do dia.
Esse artigo foi publicado no blog da Bodytech. Clique aqui para ver estes e mais posts!
Deixe um comentário