Higienizar os alimentos é imprescindível não apenas por conta dos agrotóxicos. Além dos vestígios químicos, é possível que vegetais se contaminem biologicamente (com detritos orgânicos, por exemplo), ou sujeiras diversas (como poeira). Isso pode acontecer em todas as fases do ciclo produtivo: no local em que foi plantado, pelo uso de fertilizantes, na colheita, no transporte e no ponto de venda. Muitos casos de intoxicação alimentar podem ser evitados seguindo as normas e higiene correta.
Para quem quer retirar os agrotóxicos, existe uma solução que todos podemos fazer em casa. A mistura de tintura de iodo a 2% com a água ajuda a eliminar os agrotóxicos e pode ser adquirido facilmente em farmácias. O ideal é que para cada litro de água sejam misturados 5 ml de tintura de iodo a 2%. Deixe os alimentos nesta solução por 1h, cobertos por um pano e depois lave bem em água corrente, e jogue imediatamente a água contaminada!
Outra forma é utilizar o suco fresco do limão (e de preferência com as cascas) diluído em 1 litro de água potável. Essa solução gerará uma condição consideravelmente boa de higienização. Porém não é certeza que elimine totalmente as bactérias.
Evite usar hipoclorito para higienizar alimentos. É um forte agente acidificante que pode anular a ação alcalinizante dos crus e vivos. O hipoclorito é um caso claro de exagero: mata-se os microrganismos e o dono da casa junto (o excesso de exposição ao hipoclorito – que é um produto à base de cloro – interfere na absorção do iodo, um mineral de extrema importância para o funcionamento correto da tireóide).
Por fim é sempre bom ficar atento na hora de comprar os alimentos evitando aqueles fora do tamanho padrão (essa é uma indicação básica de que foi utilizado agrotóxico ou fertilizante na produção) e após a compra não lavar os alimentos imediatamente. Deixe-os refrigerados por, no mínimo, 2 horas antes de lavar e higienizar. Quando o alimento é higienizado em temperatura ambiente, o agrotóxico que fica na casca penetra com mais facilidade.
Deixe um comentário