Como saber se a ansiedade normal do dia a dia ultrapassou os limites e se transformou em transtorno?
Aqui está um começo: se você passa por algum desses sintomas frequentemente, você deve buscar ajuda.
- Preocupação excessiva: é se preocupar demais com as coisas do dia a dia, grandes ou pequenas.
- Problemas de sono: dificuldade em adormecer ou manter o sono está associado a uma ampla gama de condições de saúde, tanto físicos como psicológicos.
- Medos Irracionais: alguns casos de ansiedade não são generalizados, pelo contrário, está ligada à alguma situação ou coisa, como voar, animais ou multidões.
- Tensão muscular: a tensão muscular quase constante, quer se trate de apertar sua mandíbula, tensionando os punhos, ou flexionando os músculos por todo o corpo, muitas vezes acompanha os transtornos de ansiedade.
- Indigestão crônica: a ansiedade pode começar na mente, mas muitas vezes se manifesta no corpo através de sintomas físicos, como problemas digestivos crônicos (SII por exemplo).
- Medo de falar em público: a maioria das pessoas sentem pelo menos um frio na barriga antes de abordar um grupo de pessoas ou estar no centro das atenções.
- Pânico: ataques de pânico podem ser assustadores.
- Flashbacks: reviver um evento traumático – um assalto, morte repentina de um ente querido – é uma marca do transtorno do estresse pós-traumático, que compartilha algumas características do transtorno da ansiedade.
- Comportamento compulsivo: para ser diagnosticado com transtorno obsessivo-compulsivo, os pensamentos obsessivos e intrusivos de uma pessoa devem ser acompanhados de comportamento compulsivo, seja mental (dizendo-se: Vai dar tudo certo repetidamente) ou física (lavar as mãos, endireitando itens, etc).
- Autoconsciência: pessoas com transtorno de ansiedade social tendem a se sentir como se todos os olhos estão voltados para elas, e elas muitas vezes ficam vermelhas, tremem, tem náuseas, suam ou tem dificuldade para falar.
Deixe um comentário